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Nova data de validade para suas respostas do FAQ do Bot

18/12/2023 em BOT

Olha que interessante, sabe aquelas dúvidas dos seus clientes se você está trabalhando no dia, ou se irá trabalhar "amanhã"
(quando "amanhã" for feriado), agora isso poderá ser respondido automaticamente pelo seu Bot.
O recurso de data de validade foi adicionado ao mecanismo de FAQ (perguntas e respostas mais frequentes), bastando ter a chamada do FAQ em seu roteiro de atendimento e, é claro, ter a pergunta e resposta cadastrada.
Esse recurso pode ser usado até para apresentar promoções, por exemplo, enquanto determinadas promoções estiverem válidas, a resposta pode estar ativa e irá parar após o vencimento.
O recurso já está ativo, aproveite e configure sua agenda de final de ano usando o admin do seu Bot.

Como desligar o envio de conteúdos compactados

07/12/2023 em SERVAICS

Essa configuração trata apenas do serviço web do Aics, válido para qualquer resposta via protocolo http ou https.
Portanto, pode desprezar essa nota se não utiliza esses recursos em sua regra de negócios.
Quando um website é retornado, há diversos conteúdos estáticos, como arquivos de estilos, javascript etc. Como padrão, se o navegador do usuário indicar que consegue receber conteúdos compactados, o serviço do Aics compacta esses arquivos estáticos e retorna esse conteúdo compactado.
Como esse processo é lento, é feito um cache desses arquivos na sua mesma pasta com seu nome seguido da extensão gzip. Esse cache é controlado em função de suas datas. Por exemplo, se um arquivo for alterado, sua data será mais recente do que o cache, portanto, o serviço do Aics gerará um novo com a data já atualizada.
Pode ocorrer de um editor de conteúdo via Ftp transferir arquivos com datas não atualizadas, nesse cenário (que é raro), o conteúdo retornado estaria "antigo".
Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, agora será possível desligar o cache de determinadas pastas facilmente.
Para isso, basta criar um arquivo com o nome nocache.aics (exatamente com esse nome, o conteúdo não importa).
Para que o cache volte a funcionar, basta apagar esse arquivo.
E esse controle é por pasta, logo, fica fácil ligar e desligar apenas nas pastas que possuem os arquivos de conteúdo que estão sendo alterados.

Interface com envio rápido simulado

02/12/2023 em BOT

Nessa alteração da interface do Bot, implementamos o envio rápido simulado, como ocorre no WhatsApp web, por exemplo.
Logo que o usuário envia a mensagem, ela já aparece no chat mesmo antes de ser enviada e confirmada.
No funcionamento anterior, o Bot mostrava a mensagem apenas quando era confirmada, o que demandava alguns poucos segundos. Internamente, como no WhatsApp web, o envio será feito normalmente, mas o retorno ao usuário passa a ser imediato.
O novo modelo está ativo atualmente, basta atualizar a interface e usá-la normalmente.
Esse recurso de envio simulado funciona em todos os canais: WhatsApp API, por QRCode, Telegram, chat interno, Instagram ou messenger.

Cenário de atendimento misto simultâneo dispositivo e Bot

30/11/2023 em BOT

Nessa atualização do Bot, incluímos uma opção podendo restringir o desligamento do modo automático apenas na interface, válido apenas para os canais de WhatsApp adicionais.
Com isso, mesmo que esse determinado dispositivo tenha mensagens automáticas, elas não desligarão os processamentos automáticos. É claro que isso deve ser ligado apenas no cenário misto: interface usada para atendimento e mensagens de dispositivo automáticas existentes.
Se apenas o dispositivo for usado para atendimento manual, ligar esse recurso pode influenciar nas conversas e poderá atrapalhar os atendimentos manuais, o que nunca ocorre na interface do Bot.
Ou, se não houver mensagens automáticas, esse cenário não ocorrerá da mesma forma e a opção não precisará ser ligada.

Nova opção de conexão em Firebird

27/11/2023 em GERAL

Atualmente, o Aics aceita se conectar ao MSSQL Server, PostgreSQL, IBM DB2, Oracle e outras bases menos significativas.
Entretanto, o novo projeto do Bot do AICS permite uma conexão a mais bases de dados de outros sistemas online.
Devido a isso, adicionamos uma conexão à base do FireBird SQL. Com essa nova opção, as tabelas nativas do Aics poderão conviver com as do sistema que deseja integrar. Ainda, as tabelas poderão ser cadastradas no centro de informações e serem trabalhadas com os eventos e scripts do Aics totalmente em paralelo.
O código da atualização do Aics que passa a ter essa nova conexão é a 6.003. Quando for abrir o Aics e a tela de configuração de conexão aparecer, os campos devem ser preenchidos com as seguintes informações:
Login, senha, Firebird (que é o tipo de servidor), na conexão/servidor informe o IP do servidor seguido do port (3050, normalmente). No campo Database vem a particularidade do Firebird, será necessário indicar o caminho completo do arquivo do banco de dados FDB.
Em seguida, basta atualizar e seguir os procedimentos de criação de dados, instalação de licença e configuração de regras.

Gabaritos com inativação

25/11/2023 em BOT

Quando você criar vários gabaritos promocionais ou informativos, alguns podem ficar sem sentido num determinado momento ou serem sazonais.
Nesse caso, não há a necessidade de eliminar esse gabarito da Meta ou do Bot do Aics, bastará editar a opção Inativo pelo seu admin que ele sumirá da lista de campanhas e não aceitará novos envios.
Caso esse gabarito volte a ser útil, bastará desligar o inatvo e atualizar a interface para que a lista seja preenchida novamente.
Lembrando que existe uma opção de Inativo para roteiros. Um gabarito inativado não desativa o roteiro associado (pois um roteiro pode atender diversos gabaritos). Porém, um gabarito disparado para um roteiro inativo fará com que o roteiro padrão seja executado ou exigirá atendimento manual.
Certifique-se dessas inativações antes de disparar um novo gabarito fazendo um teste num celular seu isoladamente.

Alerta misto quando um usuário for chamado na interface do Bot

15/11/2023 em BOT

Como padrão, quando um usuário é chamado na interface do Bot do Aics, o chat fica marcado como "pendente de atendimento" (fundo roxo) e o nome da pessoa chamada fica destacada como da última mensagem.
Esse evento pode ocorrer dentro de um roteiro ou pode ser disparado por algum outro atendente que deseja que a conversa seja atendida por outra pessoa ou setor. Ainda é válido o uso do chat interno, isto é, nada impede que um atendente avise outro que determinado contato precisa de atendimento especial.
Caso a pessoa chamada não atenda e outras mensagens ocorram, o seu nome pode sair do destaque. Nessa atualização do Bot, quando o usuário associado possuir um email associado (isso pode ser feito no admin do Bot na opção Usuários dos meus bots), esse será o email de alerta enviado.
Isto é, a pessoa chamada receberá um email informando que um determinado contato está aguardando o seu atendimento.
Se esse contato não contiver um email válido, o email será enviado ao contato do Bot, como ocorria anteriormente.

Controle de tempo de respostas dos roteiros

14/11/2023 em BOT

O sistema de atendimento do Bot do AICS foi criado visando precisão e performance. Entretanto, o modelo de respostas pode parecer rápido demais em alguns casos.
Se o roteiro for criado por fluxos de atendimento gráficos, as respostas são praticamente imediatas e o usuário final pode receber os textos em menos de 1 segundo.
Nesse caso, se o objetivo for exibir um comportamento mais próximo a um humano, criamos um "atraso"
por roteiro. Isto é, um dos parâmetros do roteiro de atendimento é o atraso das respostas em segundos.
Na prática, o sistema, ao invés de enviar a resposta no mesmo momento, insere o conteúdo no sistema de mensagens programadas, mas com a programação a poucos segundos. No lado do sistema de envios programados, essas mensagens entram na fila e são enviadas assíncronamente, isto é, o tempo irá variar, mas, o tempo mínimo será o atraso configurado.
Como o objetivo é trazer um resultado mais "humano", essa variação no tempo de resposta acaba sendo bem interessante, pois um tempo "fixo" entre respostas iria gerar a mesma percepção.
Para usar esse novo parâmetro, caso algum roteiro de atendimento esteja rápido demais, basta inserir um tempo de atraso de 2 a 5 segundos. O recurso já está ativo no sistema do Bot.
Mais informações em: bot.aics.com.br

Baixa de XMLs com seleção de tipo de documentos

09/11/2023 em SERVAICS

O serviço do Aics possui a chamada para baixar os XMLs emitidos contra a empresa da receita federal.
Entretanto, essa chamada é extremamente restrita. No caso em que há muitos documentos na fila, a receita interrompe o processo após poucos documentos e ainda bloqueia o serviço por horas.
Para permitir foco nos documentos mais importantes, agora a chamada de baixa possui um parâmetro "type" que pode ser nfe ou cte. Sem esse parâmetro, a baixa será das NFes e, em seguida, dos CTes.
Basta alterar a chamada incluindo essa restrição em sua rotina periódica no lado do servidor ou solicitar isso ao seu suporte técnico.

Função de conversão de data aceitando texto livre

28/10/2023 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Essa nota é direcionada à audiência técnica.
Na conversão de string para data, a função ctod é bem genérica, aceitando diversos formatos de datas e retornando a quantidade de dias.
Nessa atualização, visando facilitar as regras de interpretação textual pelos bots de atendimento, a função passa a converter datas textuais visando processamento de idades ou intervalos de tempo.
O conceito é o mesmo, cada unidade do retorno se refere a 1 dia. Portanto, os seguintes casos passam a serem aceitos: ano, mês e dia. Como ilustração, 1 ano irá retornar 365. 1 ano e meio, 545 (365 dias mais 180). 3 meses, 90 e assim por diante.
Como o retorno é em dias, caso precise da informação para analisar "anos", basta dividir o resultado por 365.
Função disponível no Aics e nos serviços associados.

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