POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Rua Oriente Nº 55, cj 1310
    Campinas-SP CEP 13090-740
  • Tel: +55 19 3251-8496
  • Email: atendimento@bf.net.br

Recurso para publicar estruturas de dados

06/12/2012 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Nota para público técnico/desenvolvimento.
O AICS permite trabalhar com bases de produção e testes ao mesmo tempo. Para isso, na configuração geral da base de testes, indica-se o arquivo INI da base oficial.
Com este recurso, pode-se desenvolver novas regras, testar e aplicar apenas quando estiverem aprovadas e validadas em ambiente de testes.
Pode-se trabalhar N regras ao mesmo tempo sem impactar o trabalho da base em produção. Nesta atualização do sistema, além das rotinas, agora pode-se publicar as estruturas de dados. Isto é, tabelas e vistas podem ser transferidas da base de testes para a base oficial num único clique.
Este botão de publicação, com mesmo ícone das rotinas, fica na aba Descrições do nível da tabela no Centro de Informações.

Ordenação automática de Campos nas telas

04/12/2012 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Esta nota pretende alcançar uma audiência mais técnica.
O AICS possui 3 tipos básicos de objetos de formulário:
1. As telas internas e suas expansões 2. As telas criadas pelo Centro de Informações 3. As telas criadas por Script a partir do "zero"
No caso 3, existem 2 objetos possíveis: o conhecido TForm e o TFormScript, sendo este último o mais indicado porque integra esta nova tela do usuário com o menu janelas do AICS, ajuda etc.
Agora, nesta atualização, este mesmo objeto, além dos citados nos casos 1 e 2 recebem uma pós- ordenação dos elementos no momento da exibição. O AICS irá ordenar todos os "Taborders"
dos objetos de acordo com sua disposição visual e posicionamento em relação aos demais elementos do mesmo nível.
Deste modo, fica muito mais simples ao criador de elementos dentro do AICS uma vez que a ordem (para fins de navegação) passa a ser automática.
O objeto TForm original não possui este recurso.

Melhoria de função JustifyTextWidth pode necessitar de ajustes

03/10/2012 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Esta nota destina-se a uma audiência mais técnica.
A função JustifyTextWidth, que permite justificar um texto a partir de uma dada largura numa fonte específica, foi melhorada obtendo a resolução indicada pela própria fonte.
Normalmente, a resolução é de 96 dpi, entretanto, a função anterior estava com esta resolução fixa em 72 dpi.
Se houver mudança na aplicação desta função em suas regras, indica-se apenas aplicar um fator de correção na sua chamada de acordo com as resoluções. Normalmente, basta reduzir a largura em 25%.

Novas funções de alteração de posição de elementos

11/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Visando facilitar rotinas que utilizam nomes de objetos para manipulá-los, definimos duas novas chamadas:
Procedure SendToBack(Objeto:String);
e Procedure BringToFront(Objeto:String);
A vantagem deste recurso é que pode-se aplicá-la a qualquer objeto mesmo não publicado.

Novo controle de versões das suas regras de negócio

11/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

O AICS pode ser utilizado como um sistema gestor completo de suas regras, criando e expandindo seus procedimentos e bases de informações. Entretanto, o que ocorre se o rigor de suas regras for tão grande que seja necessário o controle unificado de versões? Por exemplo, pode existir uma política de regras em uso e outra pode estar sendo desenvolvida e testada ao mesmo tempo. Outro uso ainda: pode ser necessário voltar a usar uma determinada regra do passado em dados atuais, visando emissão de relatórios, por exemplo, ou outros processamentos comparativos.
Logo, um controle de armazenagem e ativação de seu conjunto de regras daria resposta a estas demandas.
Este recurso foi adicionado à versão mais recente do BF AICS. Com este novo recurso, você poderá registrar todas as suas regras num identificador de versão e de forma automática. Ainda, poderá permitir que uma determinada regra seja a ativa para todos os usuários, poderá desenvolver novas regras sem gerar interferência disso em suas operações normais.
E tudo sem necessitar duplicar seus bancos de dados! Para isso, no Centro de Informações, acesse o menu arquivo e gere/congele suas regras de desenvolvimento atuais com um novo número de controle. Ainda, na config.
geral do sistema, ative a regra padrão que deve ser utilizada por todos. O controle de número de versão também será automático, com formato: A.VVVrZZZ, onde A será incrementado quando o ano mudar, VVV dentro do mesmo ano e ZZZ qdo ocorrer geração de versões dentro do mesmo dia.
Na entrada do sistema, o operador poderá selecionar, se tiver direito a acessar a tabela SCRIPTVERSOES, outras versões desejadas que não a definida na config. geral. Por outro lado, o próprio Supervisor deverá entrar na versão Atual para testar imediatamente as alterações efetuadas. Não será permitida a alteração de regras de versões que não sejam a atual em desenvolvimento.

Integração das estruturas de informações com a base do AICS

11/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Esta nota destina-se à uma audiência mais técnica.
Quando uma tabela é expandida pela BF, pode-se atualizar sua estrutura pela tela de Manipulações de dados do Servidor.
A estrutura é expandida automaticamente, porém, o cadastro das novas colunas no Centro de Informações teria que ser feito manualmente.
Nesta atualização do sistema, quando uma tabela for editada e novas colunas forem encontradas, suas definições serão baixadas e cadastradas de forma automática em seu banco de dados.
Isso vale até mesmo para tabelas já cadastradas! Basta apagar as colunas no Centro de Informações (colunas padronizadas de tabelas nativas do AICS, tenha certeza de ser este o caso), editar a tabela e gravar. As colunas serão recadastradas a partir da definição padrão na base de dados integrada do AICS.
Acesso à internet pelas estações é pré-requisito.

Rotina de preview de relatório alterada

08/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Nota para usuários avançados.
A função PreviewReport passa a definir, como objeto proprietário (owner) não mais o objeto do form que definiu a rotina, isto é, quando uma tela for chamada por rotinas no grupo stored, a possível tela criada nesta chamada será definida como proprietária preferencial.
O efeito visual deste recurso é que o fechamento do relatório não mais retorna à tela principal e ativa a que mais corretamente definiu o relatório.
Esta mudança afeta apenas as telas criadas em eventos do grupo Stored.

Integração de direitos do AICS com o objeto do navegador

08/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Esta nota deve ser considerada altamente técnica pela maioria dos leitores.
Um dos objetos de controle de navegação mais útil é o DBNavigator. Quando uma tela é montada com este componente, o controle de acesso fica totalmente a cargo do criador da rotina. Ele não tem, automaticamente, um controle de direitos como o nativo do BF AICS.
Nesta atualização do sistema, este objeto foi herdado e expandido, sem troca de sintaxe. Adicionamos uma propriedade denominada AicsTableName que deve ser preenchida com o nome da tabela que controlará os direitos de navegar, editar, inserir e apagar. O direito de acessar deverá ser feito pelo seu controle em suas regras de negócio. Este novo recurso vale apenas para o Aics desktop e não foi aplicado em versões do Aics para web e nem em objeto criados por rotinas do lado do servidor.
Sem essa propriedade preenchida, o objeto funciona sem controle de direitos integrados, isto é, opera de forma nativa normalmente. Com a propriedade preenchida, irá seguir os direitos definidos para o usuário do Controle de Direitos. Logo, fica muito mais simples e completo expandir o BF AICS com este novo controle de direitos, até mesmo em seus formulários totalmente livres. Como dica de integração, use o objeto TFormScript ao invés do TForm em suas rotinas, o visual e integração serão muito maiores.

Liberação de gravação mesmo com campos obrigatórios ativos

08/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Atenção! Esta nota pode ser considerada altamente técnica pela maioria dos usuários.
Objetivo Permitir que o cliente final, dentro do Centro de Informações, ative ou desative as colunas obrigatórias do sistema. Já existe o conceito de adicionar colunas obrigatórias, é necessário o conceito agora de desativação.
Detalhamento da Alteração A fim de não causar instabilidade nas regras de negócio atuais dos clientes, criamos uma função Callback com a seguinte sintaxe:
Function AICS_FORCEOK(NomeTab:String):Boolean NomeTab será o nome da tabela definida no navegador. Esta função será chamada apenas quando estiver em modo de edição (ou inserção) e a verificação de OK for falsa como padrão.
Portanto, esta função só precisa ser definida e implementada se houver alguma necessidade, dentro da regra de negócios, de validar uma gravação que não seria validada normalmente pelas regras usuais do sistema.
Esta função vale para qualquer tela do AICS, mesmo as nativas e definidas pelo usuário.

Histórico para notas de versão automatizados

02/10/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

O AICS, quando usado como ferramenta de desenvolvimento, possui características exclusivas de gestão das informações, mantendo registro das alterações nas rotinas e permitindo retorno, como todas as demais informações do sistema.
Nesta atualização, adicionamos um histórico obrigatório das alterações efetuadas visando padronizar suas alterações. Este histórico foi adicionado a uma aba histórico que acompanha o código da rotina. Isto é, em caso de retorno, o histórico também acompanhará e será mantido em fase com a rotina.
O texto do histórico irá datar automaticamente o comentário e solicitará o nome real do responsável, quando em uso o login SUPERVISOR.
Para cada aplicação, o usuário poderá atualizar notas de novos recursos internos para os demais usuários internos do sistema.

Leia, por favor

Nosso website utiliza cookies para facilitar a navegação. Ao continuar o acesso, você aceita essa política automaticamente.