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Interface com nova estratégia de inicialização

24/09/2023 em BOT

A interface do Bot do Aics segue um visual muito semelhante a do WhatsApp. Quando a interface é iniciada, ela carrega as mensagens mais recentes de todos os contatos do login atual.
Esse processo pode demorar até mais de 1 minuto se o volume de contatos e mensagens for elevado.
Nessa atualização da interface do Bot, implementamos um mecanismo local de armazenamento que permite tempo praticamente zero na abertura (para ser mais exato, 5 segundos num teste em dados reais).
Esse novo recurso dará ganhos após o primeiro carregamento. A gravação ocorrerá em momentos de ociosidade da interface, portanto, os dados efetivamente carregados serão aqueles relacionados a mensagens novas que ocorreram após a última gravação.
É claro que, devido à gravação ser local, se um usuário entrar em outro dispositivo o tempo do primeiro carregamento será longo (e isso é normal).
Basta logar novamente na sua interface para utilizar esse novo recurso.

Reagendamentos mais rápidos no RCC

22/09/2023 em RCC

Para fazer uma alteração na agenda do Aics, basta ativar a atividade e modificar sua data e hora. Entretanto, se desejar manter um histórico das canceladas e reagendadas, a operação pode ser mais demorada.
Para auxiliar nesse objetivo, clicando com o botão direito na atividade agendada, adicionamos a opção Reagendar.
Quando confirmado, bastará informar a data e hora e clicar no símbolo de + normalmente, todos os dados originais serão mantidos, inclusive as observações. Ao final, a rotina ainda perguntará se deseja cancelar a atividade original automaticamente.
Com isso, todo o histórico será mantido e o reagendamento será feito em poucos segundos.
Basta atualizar o Aics.

Alerta para nova API dos Correios

21/09/2023 em GERAL

Se a sua regra possuir cálculo de fretes usando chamadas aos Correios, as APIs anteriores não estão mais funcionando.
Nesse novo cenário, a burocracia ficou maior. Você deverá cadastrar sua empresa em https://cws.correios.com.br/.
Inclua também o seu endereço nessa fase do cadastro.
Agora, terá que criar um contrato com os Correios em https://www.correios.com.br/correios-facil/correios-facil começando pelo botão de Login. Sigas os passos até escolher o melhor plano para o seu caso. Em seguida, poderá baixar o contrato que deverá ser assinado digitalmente.
Para essa assinatura, o Aics possui ferramentas para isso, solicite suporte se for o caso.
Após isso, em 2 dias, deverá receber os dados do seu contrato e os serviços poderão ser alterados novamente.
Esse roteiro não está detalhado, mas apresenta as linhas gerais do processo.

Gráficos de audiometria ampliados

20/09/2023 em GERAL

Essa nota é restrita ao setor de audiologia.
Foram adicionadas as frequências de 750Hz e 1.5kHz, além disso, os pontos passam a seguir diretamente as frequências do gráfico. Quando o usuário clicar na posição, a mais próxima será ativada. A posição em "db" é livre e contínua.
O gráfico tem 2 modos: apresentação e edição. Em modo de apresentação, ele pode ser exibido em telas ou em impressões.
No modo de apresentação, incluímos as conexões entre as medições para lado direito e lado esquerdo, seguindo a convenção de linha tracejada azul para lado esquerdo e linha contínua vermelha para lado direito.
Mas, para o usuário, bastará lançar os pontos de medição no gráfico e todo o restante estará seguindo essas regras.

Efetuar devolução dessa Nota Fiscal

19/09/2023 em FISCAL

Com o objetivo unicamente de facilitar a operação, adicionamos uma nova opção ao clicar em Novo em Controles Fiscais. A opção adicionada é "Efetuar devolução dessa NF".
Isto é, se quiser devolver facilmente um documento, bastará localizar o movimento original e clicar nessa nova opção. A rotina já irá fazer o fluxo correto, carregar os dados do responsável, pedirá para localizar qual cfop de devolução será usada e dará continuidade ao carregamento dos itens.
O trabalho de preenchimento poderá continuar normalmente após essa opção.
Basta atualizar o Aics.

Novas ferramentas de audiometria

15/09/2023 em GERAL

Nessa atualização do Aics, abrimos 3 novos recursos para serem inseridos em suas regras visando controles de audiometrias.
Essa nota técnica é restrita a esse setor.
A primeira função disponível é um exibidor ou editor de audiometrias. A função pode ser chamada simplesmente para exibir um gráfico com as medições ou pode ser chamada para entrar em modo de edição.
Nesse editor, o profissional terá todos os símbolos de análises e bastará clicar no gráfico para posicionar o resultado. Para eliminar um ponto incorreto, basta clicar com o botão direito no ponto e selecionar Eliminar.
Ao final, essa função retorna um XML com todos os dados da audiometria, esse XML pode ser gravado em uma tabela de medições com a vantagem de vincular ao evento, isto é, será possível saber o histórico e evolução do paciente.
Além disso, gravando em banco de dados, poderemos criar pesquisas relacionando pacientes que possuem certos graus de deficiência e permitir oferecer novos recursos assim que estejam disponíveis comercialmente.
Associada a essa função, abrimos também uma opção de incluir a audiometria (incluindo as cores)
em quaisquer relatórios. Dessa forma, sua regra poderá emitir laudos ou relatórios que contenham determinadas audiometrias. Um dos objetivos desse recurso é evitar que o profissional insira a mesma informação N vezes, pois a informação original, presente na base do Aics, permite inúmeros recursos, inclusive exportação em formatos de outros sistemas de calibração, por exemplo.
Basta atualizar o Aics e requisitar a inclusão desses recursos em sua regra.

Generalização de cálculos de impostos visando reforma tributária

11/09/2023 em FISCAL

O Aics já possui um cadastro praticamente livre de impostos, entretanto, nessa atualização, expandimos a regra de impostos por NCM para poder tratar os regimes de transição e exceções que poderiam estar em regras locais.
Essa tabela expandida poderá ser usada como regra inicial e, se não possuir uma configuração, a regra padrão poderá ser usada normalmente.
Guarde essa mensagem como referência.
Talvez seja necessário desligar alguma regra local que trataria desse mesmo controle, sugerimos efetuar um teste a cada novo cadastramento.
Será preciso carregar as novas definições da tabela IMPNCM, basta criar pelo Centro de Informações ou requisitar a definição para a BF. Em seguida, sugerimos inserir essa tabela no menu configurações do fiscal.
A ativação dessa nova regra é por local, isto é, uma empresa pode ter dados segundo essa regra e outra poderá seguir outras regras. A ativação ficou na aba Fiscal dos locais, basta ligar "Apura impostos segundo NCMs".
O mecanismo de funcionamento é até bem simples, uma rotina calcula os impostos sobre essa tabela e pode aplicar esse cálculo em diversas estruturas, como pedidos, fiscal e assistência. Ou mesmo gerar os cálculos para serem gravados por apurações ou incluídos em Speds.
Portanto, unificando esse controle, um dos ganhos é eliminação de variações ou replicações de regras.
Sobre a expansão, inserimos data inicial e final. Isto é, será possível cadastrar novas regras com datas futuras sem impactar a operação atual. Ainda, poderá usar a data final para encerrar algumas regras coincidindo com a entrada de novas.
A tabela Impncm passa a ter o imposto como uma das opções, sendo que os impostos são meramente cadastrais. Portanto, mesmo em novos impostos, esse mesmo mecanismo poderá gerar a estrutura mais ampla no momento (lembrando que os legisladores pouco imaginam do impacto técnico de suas decisões políticas), que contempla: regras para a base, se inclui frete/despesas e percentual do valor, alíquota, IVA (para permitir substituição tributária em qualquer imposto), alíquota no destino, CST, alíquota para fundo de pobreza, CFOP final e possível Cest, além das regras de filtragem: CFOP origem, regime tributário origem e destino, UF origem e destino, se é um serviço ou produto e opções de consumo.
Com essa estrutura (que poderá ser ainda ampliada), o trabalho focando em produtos fica num único cadastro centralizado. Os NCMs são obtidos dos produtos de venda ou dos materiais nos documentos e cada regra pode ter uma lista de NCMs que seguem a mesma regra. O mesmo ocorre com os estados, basta informar a lista que segue a mesma regra.
Se o caso sendo tratado não estiver nessa tabela, a regra padrão por definições será executada normalmente. Logo, mesmo nesse momento, alimentar essa tabela com os casos mais específicos também simplifica a configuração geral. As exceções poderão ser cadastradas aqui e os demais casos seguem as regras mais amplas.

Habilitada migração de dados para o mesmo local

08/09/2023 em GERAL

O cadastro do Aics é multi-local, isto é, o controle de serial é sensível a empresa com cada um tendo a sua própria sequência.
Na última atualização, que alterou o modo de codificação, deixando grande parte do trabalho ao servidor, algumas bases passaram a ter códigos muito altos. Eram dados, normalmente de importações, que estavam esquecidos e "apareceram".
O ajuste de um código mais amigável agora ocorre na sequência e deve ser feita no banco de dados, inclusive, é possível reduzir o código serial. Esses casos fora dessa codificação precisam ser renumerados. Devido a isso, a opção de migração de cadastros de locais passa a aceitar o mesmo local.
Nesse caso, uma informação com código avançada pode ser realocada na nova sequência sem nenhum prejuízo dos dados conectados.
A lista de locais a migrar passa a exibir todos os locais e a rotina irá pedir confirmação desse caso.
Basta atualizar o Aics e presta atenção redobrada nas perguntas durante o processo de reorganização.

Novo controle de codificações

04/09/2023 em GERAL

Essa alteração não afeta nenhuma funcionalidade ao usuário final, entretanto, exige que todos os serviços do Aics estejam atualizados para evitar conflitos.
A alteração não é válida para servidores MS-SQL.
Quando novos controles de códigos forem utilizados, por exemplo, os mesmos utilizados na rotina NovoCodigo, o Aics criará sequências no banco e passará a utilizar essas sequências para esse controle.
Com isso, fica mais simples integrar as bases do Aics a outras estruturas, pois o recurso de codificação fica mais centralizado e simples de ser usado.
Como exemplo básico, se uma tabela chamada "tabela" tiver uma coluna de código chamada "codigo", nos comandos personalizados, bastará incluir uma chamada a:.
nextval('tabela_codigo_seq') nos comandos SQL e o mesmo controle de codificação será feito pelo Aics.
Essa nova implementação também é mais leve trazendo benefícios de performance.
Os serviços correlatos ServAics (que controle servidor Web, robôs do lado do servidor e servidor de imagens) e servidor de clientes de emails foram também atualizados.
Além desses, o AicsECF usado em algumas instalações para acesso a SATs deve ser também atualizado.
Não se deve manter versões mistas do Aics ou seus serviços antes dessa atualização, isso impactará em falhas em algum deles. Para corrigir, basta atualizar.

Múltiplas isenções por pedidos e assistência

01/09/2023 em FISCAL

Esse novo recurso permite controlar casos em que o cliente final possui mais de um tipo de isenção em função do uso que fará dos produtos adquiridos.
Atenção que essa alteração pode requerer alguma revisão em suas regras locais! Atualmente, os impostos isentos estão citados no cadastro do cliente, essas isenções afetam o cálculo dos itens nos pedidos comerciais e são transferidos ao fiscal. Agora, o campo de isenções no cadastro foi ampliado e aceitará diversas opções. Por exemplo, se informar ICMS,IPI seguirá a regra atual, mas se informar ICMS,IPI/PIS,COFINS significará que o cliente poderá apresentar 2 opções de isenções.
Nos pedidos comerciais, adicionamos um seletor que mostrará essas 2 opções (como no exemplo)
e o elaborador deverá selecionar uma ou outra em função da informação do cliente.
Dessa forma, elimina-se qualquer replicação de dados e a informação original estará preservada caso o cliente mude suas regras de isenções.
Lembrando que essa informação já estava preservada no fiscal e nada foi afetado com esse novo recurso nesse módulo.
Ao atualizar as tabelas, o Aics irá preencher esse novo campo com as informações atuais do cadastro de cada cliente, apenas a fim de manter a estrutura de informação mesmo para os dados anteriores.

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