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Generalização de cálculos de impostos visando reforma tributária

11/09/2023 em FISCAL

O Aics já possui um cadastro praticamente livre de impostos, entretanto, nessa atualização, expandimos a regra de impostos por NCM para poder tratar os regimes de transição e exceções que poderiam estar em regras locais.
Essa tabela expandida poderá ser usada como regra inicial e, se não possuir uma configuração, a regra padrão poderá ser usada normalmente.
Guarde essa mensagem como referência.
Talvez seja necessário desligar alguma regra local que trataria desse mesmo controle, sugerimos efetuar um teste a cada novo cadastramento.
Será preciso carregar as novas definições da tabela IMPNCM, basta criar pelo Centro de Informações ou requisitar a definição para a BF. Em seguida, sugerimos inserir essa tabela no menu configurações do fiscal.
A ativação dessa nova regra é por local, isto é, uma empresa pode ter dados segundo essa regra e outra poderá seguir outras regras. A ativação ficou na aba Fiscal dos locais, basta ligar "Apura impostos segundo NCMs".
O mecanismo de funcionamento é até bem simples, uma rotina calcula os impostos sobre essa tabela e pode aplicar esse cálculo em diversas estruturas, como pedidos, fiscal e assistência. Ou mesmo gerar os cálculos para serem gravados por apurações ou incluídos em Speds.
Portanto, unificando esse controle, um dos ganhos é eliminação de variações ou replicações de regras.
Sobre a expansão, inserimos data inicial e final. Isto é, será possível cadastrar novas regras com datas futuras sem impactar a operação atual. Ainda, poderá usar a data final para encerrar algumas regras coincidindo com a entrada de novas.
A tabela Impncm passa a ter o imposto como uma das opções, sendo que os impostos são meramente cadastrais. Portanto, mesmo em novos impostos, esse mesmo mecanismo poderá gerar a estrutura mais ampla no momento (lembrando que os legisladores pouco imaginam do impacto técnico de suas decisões políticas), que contempla: regras para a base, se inclui frete/despesas e percentual do valor, alíquota, IVA (para permitir substituição tributária em qualquer imposto), alíquota no destino, CST, alíquota para fundo de pobreza, CFOP final e possível Cest, além das regras de filtragem: CFOP origem, regime tributário origem e destino, UF origem e destino, se é um serviço ou produto e opções de consumo.
Com essa estrutura (que poderá ser ainda ampliada), o trabalho focando em produtos fica num único cadastro centralizado. Os NCMs são obtidos dos produtos de venda ou dos materiais nos documentos e cada regra pode ter uma lista de NCMs que seguem a mesma regra. O mesmo ocorre com os estados, basta informar a lista que segue a mesma regra.
Se o caso sendo tratado não estiver nessa tabela, a regra padrão por definições será executada normalmente. Logo, mesmo nesse momento, alimentar essa tabela com os casos mais específicos também simplifica a configuração geral. As exceções poderão ser cadastradas aqui e os demais casos seguem as regras mais amplas.

Habilitada migração de dados para o mesmo local

08/09/2023 em GERAL

O cadastro do Aics é multi-local, isto é, o controle de serial é sensível a empresa com cada um tendo a sua própria sequência.
Na última atualização, que alterou o modo de codificação, deixando grande parte do trabalho ao servidor, algumas bases passaram a ter códigos muito altos. Eram dados, normalmente de importações, que estavam esquecidos e "apareceram".
O ajuste de um código mais amigável agora ocorre na sequência e deve ser feita no banco de dados, inclusive, é possível reduzir o código serial. Esses casos fora dessa codificação precisam ser renumerados. Devido a isso, a opção de migração de cadastros de locais passa a aceitar o mesmo local.
Nesse caso, uma informação com código avançada pode ser realocada na nova sequência sem nenhum prejuízo dos dados conectados.
A lista de locais a migrar passa a exibir todos os locais e a rotina irá pedir confirmação desse caso.
Basta atualizar o Aics e presta atenção redobrada nas perguntas durante o processo de reorganização.

Novo controle de codificações

04/09/2023 em GERAL

Essa alteração não afeta nenhuma funcionalidade ao usuário final, entretanto, exige que todos os serviços do Aics estejam atualizados para evitar conflitos.
A alteração não é válida para servidores MS-SQL.
Quando novos controles de códigos forem utilizados, por exemplo, os mesmos utilizados na rotina NovoCodigo, o Aics criará sequências no banco e passará a utilizar essas sequências para esse controle.
Com isso, fica mais simples integrar as bases do Aics a outras estruturas, pois o recurso de codificação fica mais centralizado e simples de ser usado.
Como exemplo básico, se uma tabela chamada "tabela" tiver uma coluna de código chamada "codigo", nos comandos personalizados, bastará incluir uma chamada a:.
nextval('tabela_codigo_seq') nos comandos SQL e o mesmo controle de codificação será feito pelo Aics.
Essa nova implementação também é mais leve trazendo benefícios de performance.
Os serviços correlatos ServAics (que controle servidor Web, robôs do lado do servidor e servidor de imagens) e servidor de clientes de emails foram também atualizados.
Além desses, o AicsECF usado em algumas instalações para acesso a SATs deve ser também atualizado.
Não se deve manter versões mistas do Aics ou seus serviços antes dessa atualização, isso impactará em falhas em algum deles. Para corrigir, basta atualizar.

Múltiplas isenções por pedidos e assistência

01/09/2023 em FISCAL

Esse novo recurso permite controlar casos em que o cliente final possui mais de um tipo de isenção em função do uso que fará dos produtos adquiridos.
Atenção que essa alteração pode requerer alguma revisão em suas regras locais! Atualmente, os impostos isentos estão citados no cadastro do cliente, essas isenções afetam o cálculo dos itens nos pedidos comerciais e são transferidos ao fiscal. Agora, o campo de isenções no cadastro foi ampliado e aceitará diversas opções. Por exemplo, se informar ICMS,IPI seguirá a regra atual, mas se informar ICMS,IPI/PIS,COFINS significará que o cliente poderá apresentar 2 opções de isenções.
Nos pedidos comerciais, adicionamos um seletor que mostrará essas 2 opções (como no exemplo)
e o elaborador deverá selecionar uma ou outra em função da informação do cliente.
Dessa forma, elimina-se qualquer replicação de dados e a informação original estará preservada caso o cliente mude suas regras de isenções.
Lembrando que essa informação já estava preservada no fiscal e nada foi afetado com esse novo recurso nesse módulo.
Ao atualizar as tabelas, o Aics irá preencher esse novo campo com as informações atuais do cadastro de cada cliente, apenas a fim de manter a estrutura de informação mesmo para os dados anteriores.

Misturando clientes e amigos na mesma estrutura de atendimento

14/08/2023 em BOT

Um novo recurso de exclusão de contatos foi criado no ChatBot do Aics. Essa exclusão é válida para os canais de WhatsApp avulsos (celulares associados por QRCode).
Quando essa nova ferramenta será útil? Quando um celular vinculado tiver uso misto, isto é, atender clientes e também conversas privadas, a opção de atender apenas clientes pode não ser suficiente nessa separação de conteúdo.
Isto é, mesmo com essa opção de apenas cliente ligada, ainda ocorreria o conflito na existência de um contato particular que fosse cliente ao mesmo tempo. Esse possível conflito estava impedindo que muitos celulares fossem incluídos ao "pool" de atendimento.
Como resolver esse problema ficou bem simples.
Na configuração dos canais, agora existe uma lista de celulares excluídos (sem conexão a serem clientes ou não). Se um determinado canal (exemplo, celular do "gerente") possuir tais celulares de contatos, que podem ou não serem clientes, as conversas não serão inseridas no atendimento (funcionando da mesma forma como na opção apenas clientes).
Para canais já ativos, basta configurar. Para novos canais, é claro, faça a inclusão pela leitura do QRCode e, depois, informe os celulares excluídos. Importante que esses celulares estejam com numeração completa, isto é, iniciem com o código do país (55 é Brasil), DDD e o telefone completo apenas com seus números. Pode inserir um número por linha.
O bloqueio ocorre no mesmo instante que a informação for preenchida.

Aprovando pedidos por comprovantes PIX

11/08/2023 em COMERCIAL

O módulo comercial apresenta uma nova integração com o sistema de atendimento por Bot: possibilidade de aprovação de pagamentos por comprovantes PIX.
O uso final é bem simples. Nos pagamentos do pedido, o operador escolhe a opção PIX, o Aics gerará o QRCode com o valor correto na tela. O cliente faz a leitura, efetua o pagamento e envia o comprovante ao WhatsApp da empresa. O Bot captura esse comprovante e já associa ao pedido inclusive lançando no financeiro.
Note que esse recurso é diferente do PIX por máquinas de pagamento, pois o cliente deverá enviar o comprovante do pagamento no WhatsApp da empresa. Uma sugestão para isso é deixar um QRCode fixo para o cliente ler e já abrir o contato pronto para enviar o comprovante em seu celular.
É um passo "a mais", entretanto, os ganhos são enormes.
Podemos citar alguns: não necessidade de contratar esse serviços das operadoras (diminuindo taxas), ganhar o lançamento do movimento financeiro, saber quem fez a compra (o contato será adicionado ao seu Bot para envio de mensagens futuras, inclusive publicitárias) e muitas outras decorrentes.
Para utilizar esse recurso, será necessário apenas ter um Bot configurado e ativar esse recurso nas suas regras locais.

Novo recurso para ativar roteiros automatizados por dia e hora

31/07/2023 em BOT

Cada roteiro do seu Bot poderá apresentar um horário de ativação diferente para dias da semana, sábados e domingos e feriados.
O uso desse recurso é bem amplo. Por exemplo, você poderia ativar um roteiro diferente quando sua equipe estivesse ligada e um mais amplo caso contrário.
Ou, ainda, deixar atendimento apenas pela equipe em determinados horários e ativar o roteiro fora desse horário.
As aplicações são bem amplas e interessantes.
O uso é bem simples. Na interface de administração, basta informar os horários de ativação do roteiro durante a semana, sábados e domingos/feriados.
O horário pode ser misto. Por exemplo, se quisermos que um determinado roteiro seja ativado apenas fora do horário comercial, bastaria informar:.
00:00-08:00, 18:00-23:59.
Se esse campo estiver em branco, significa que não há restrição de horários.
Basta incluir esses horários mesmo em roteiros já existentes em seu Bot.

Bloqueio de confirmações automáticas em funcionários

27/07/2023 em BOT

O Bot do Aics pode efetuar confirmações de agendas automaticamente. A regra é flexível e poderia confirmar apenas algumas atividades, por exemplo.
Para facilitar a gestão das confirmações, adicionamos uma opção de bloqueio por funcionário. Isto é, caso um agendamento de determinado funcionário não deva ser (ainda) confirmado automaticamente, bastará ligar esse novo bloqueio.
A nova opção estáno cadastro de funcionários.
Essa confirmação utiliza o sistema do Bot por mensageiro, a maioria via WhatsApp, enviando uma mensagem informando do evento e pedindo a confirmação do cliente final dessa atividade futura. Se o cliente aceitar, o Bot confirma a atividade automaticamente e insere o texto de confirmação no histórico do agendamento.
Caso o agendamento seja negado, a atividade passa a cancelada e a agenda liberada. Ainda, por regra, o Bot poderia sugerir um novo agendamento ou tomar outras ações auxiliares à equipe de atendimento.

Nova opção de visibilidade de clientes ou prospects no ChatBot

21/07/2023 em BOT

Nessa atualização do Bot do Aics, adicionamos uma nova opção de visibilidade de contatos vinculados a serem clientes ou não.
Isto é, quando um prospect utilizar o Chat, será possível definir quais usuários poderão enxergar esse contato e interagir com ele.
Por outro lado, pessoas da equipe que não tratem de informações de prospects poderão enxergar apenas clientes.
Dessa forma, o gestor poderá trazer muito mais foco e desempenho a sua equipe diminuindo o volume de informações a serem gerenciadas por cada membro.
Ou, ainda, permitirá que o mesmo canal da empresa trate de assuntos de clientes e não clientes separadamente.
Para usar o novo recurso, basta configurar essa opção de visibilidade na interface Admin do ChatBot para cada usuário.

Interface do Bot mais interativa usando notificações

18/07/2023 em BOT

Descubra o poder transformador da nova interface do Bot! Prepare-se para uma experiência incrível e envolvente, que irá revolucionar a forma como você interage com o sistema.
Imagine nunca mais perder uma mensagem importante ou ficar esperando pelo carregamento das informações. Com o novo modo de notificações, você estará sempre um passo à frente. Assim, utilizando a interface do Bot em um dispositivo não mobile, você será imediatamente notificado sobre novas mensagens, como nos aplicativos de mensagens mais populares.
Essa mudança vai além da mera comodidade. É uma verdadeira revolução na velocidade de execução. A interface não precisa mais consultar o servidor a todo momento, resultando em uma execução mais ágil e imediata. E não se preocupe, mesmo que o seu navegador não suporte notificações, o modelo anterior ainda estará ativo para garantir que você não perca nada.
Para aproveitar ao máximo esse novo recurso, basta permitir que o site envie notificações quando fizer o login. É simples assim! Se o seu navegador bloquear notificações, não se preocupe. Você poderá configurar facilmente essa opção na área de privacidade. Estamos aqui para tornar sua experiência ainda mais personalizada e adaptada às suas preferências.
Apenas lembre-se de utilizar a interface em janelas normais, evitando abas anônimas ou abrir várias janelas do Bot ao mesmo tempo. Assim, você garantirá um desempenho perfeito e todas as funcionalidades em pleno funcionamento.
Prepare-se para uma nova era de interação com o Bot. Experimente agora e descubra como essa ferramenta pode facilitar sua vida e tornar suas tarefas mais eficientes e prazerosas do que nunca!

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