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Inclusa nova consistência ao reportar OPs

01/10/2012 em PRODUÇÃO

Devido a problemas de erro manual no report de Ordens de Produção, foi adicionado, como padrão, o teste da existência de materiais realizados na aba de materiais. Isto é, não mais será permitido "produzir algo" sem especificação mínima dos materiais consumidos.
Alguns usuários estavam apenas reportando a qtd final e não os consumos efetivos dos materiais envolvidos. Esta regra estava em algumas bases locais e foi inserida como padrão do sistema AICS.

Cálculo de ST no caso de uso e consumo

01/10/2012 em FISCAL

O fiscal alterou o cálculo do imposto de ICMS tipo substituição quando o destinatário for para uso ou consumo das mercadorias.
Neste caso, o MVA não será aplicado à base de cálculo do imposto associado. A opção Para consumo deve estar ligada na nota que terá este cálculo.

Bloqueio de alteração de classificação financeira

01/10/2012 em FISCAL

Quando um movimento fiscal vier de um pedido de compras, no caso do operador que estiver fazendo a entrada não possuir direito de edição no financeiro, ele não mais poderá alterar a classificação indica pelo comprador.
Esta consistência visa eliminar e controlar ainda mais as entradas no AICS.
Por outro lado, se a classificação não for informada, a seleção ocorrerá normalmente.

Novo vínculo entre email e Controles Fiscais

01/10/2012 em FISCAL/CE

Dada a obrigatoriedade das empresas enviarem os arquivos XMLs das Notas Fiscais Eletrônicas, pode ser complexa a gestão destes emails com os programas desvinculados.
Isto é, associar um email, que pode estar num Webmail ou numa caixa postal de um certo computador, ao documento fiscal passou a ser MUITO importante.
Como o BF AICS possui o serviço de emails integrado ao ERP, o que a BF fez foi permitir que o Correio Eletrônico indique de qual NF o respectivo email pertence. O processo é bem simples, bastando clicar com o botão direito na mensagem, escolher Associar NF... e localizar a NF desejada.
No fiscal, como um reflexo deste procedimento, o ícone de "Carta de Correio" aparecerá permitindo visualizar imediatamente, de qualquer computador com acesso ao sistema, o email correspondente.
Este sistema permite que você associe tanto emails recebidos (que possui a gestão mais complexa), quanto emails enviados. Neste último caso, se o envio do email ficou automático pelo sistema, apenas adeque sua regra de negócios a este novo recurso, isto é, você poderá atualizar a coluna CODMAILMESS da tabela NOTA com o respectivo código da mensagem no Correio Eletrônico do AICS.

Sistema de assinatura digital de forma nativa em todo o AICS

01/06/2012 em GERAL

O recurso de assinatura de XMLs e de PDFs já existia no AICS e poderia ser aplicado para registro de conteúdos pelo usuário.
Atenção, esta nota pode ser considerada altamente técnica pela maioria dos leitores.
Nesta atualização do sistema, criamos um método de assinatura incorporado ao AICS. Esta assinatura garante que o conjunto de dados está de acordo com o registro assinado.
Por exemplo, um laudo técnico sobre um conjunto de medidas de laboratório pode ser assinado incorporando os dados do laudo e das medidas na mesma assinatura.
Um pedido comercial aprovado pode ser assinado pelo gerente ou pelo vendedor.
Todas estas assinaturas são feitas através da montagem de uma estrutura completa das informações em XML.
Em seguida, esta estrutura é assinada a partir dos certificados eletrônicos associados às senhas dos usuários. O certificado pode ou não pedir a sua senha no momento da assinatura, este comportamento depende do tipo de certificado que o usuário utiliza.
Entretanto, o AICS irá pedir a senha de login do sistema novamente a cada assinatura. Este requisito de operação atende a padrões internacionais de segurança da informação.
Além disso, caso um dado assinado seja editado, a ligação da assinatura se perde, isto é, as assinaturas ficam inválidas a partir daquele momento. Um dados assinado só poderá ser editado se o usuário tiver direito Gerencial e confirmar que aceita a perda das assinaturas no processo de edição.
Um mesmo dado pode ser assinado várias vezes, um controle de série de assinaturas foi incluído no processo nativo do AICS. Este recurso permite que adicione-se seguidas confirmações e que assinaturas adicionais não impactem em assinaturas anteriores.
Desta forma, este processo de assinatura eletrônica satisfaz até mesmo o conceito de documento assinado por múltiplos interessados.
Do ponto de vista do gerente de regras de negócios, ele poderá "assinar" quaisquer dados por suas regras, para isso, tem a seguinte função publicada:
Function DataSetSign(Tabela,Motivo:string):String A tabela é o cursor que contém o dado principal que deve ser assinado. Os dados correlacionados serão obtidos automaticamente conforme sua associação criada na tabela DEFRELAC, a partir da nova coluna EMASSINA.
A aplicação de assinaturas é ativada tabela a tabela pelo Centro de Informações, aba avançado, opção "Conteúdo assinado digitalmente".
Dado o caráter altamente técnico desta nota, pedimos que os interessados entrem em contato diretamente com o suporte para maiores informações.

Processo de atualização via shop.aics alterado

01/05/2012 em GERAL

Dentre as novas opções de atualização automática, existe a instalação automática da versão disponível no site shop.aics. Entretanto, a atualização das versões do site pode não ser na mesma frequência da feita internamente.
Isto é, pode ocorrer de uma estação precisar de uma atualização e a versão do site já tiver sido alterada, mesmo que apenas a revisão.
Portanto, utilizando esta opção de atualização, o AICS não mais proibirá que usuários normais utilizem versões mais novas que a atualmente instalada. Isto pode causar um desconforto em algumas situações, porém, é o comportamento mais indicado para este tipo de atualização.

Novas funções de alteração de posição de elementos

11/12/2011 em CENTRO DE INFORMAÇÕES

Visando facilitar rotinas que utilizam nomes de objetos para manipulá-los, definimos duas novas chamadas:
Procedure SendToBack(Objeto:String);
e Procedure BringToFront(Objeto:String);
A vantagem deste recurso é que pode-se aplicá-la a qualquer objeto mesmo não publicado.

Recurso de repositório de filtros

11/12/2011 em GERAL

Os filtros do BF AICS são do tipo E, isto é, quanto mais se filtra, menor o conjunto de dados. Alguns filtros apresentam opções do tipo OU, por exemplo, caixas financeiros, classificações etc.
Alguns casos não apresentam a opção OU, mas eram casos raríssimos e que bastaria emitir mais de um relatório para compor o resultado final.
Nesta atualização do sistema, criamos um recurso de repositório de filtros semelhante a uma calculadora.
Na opção M+ o filtro indicado é adicionado ao repositório. MC limpa os filtros e permite começar novamente. MR recupera os conjuntos adicionados e emite os relatórios para todos os conjuntos ao mesmo tempo.
Esta nova opção vale para todos os módulos do sistema, é um novo recurso nativo. Encontra-se no botão Armazenar no menu de impressão.

Novo recurso de voltar e avançar nos dados acessados

11/12/2011 em GERAL

Imagine a situação de uma pesquisa na qual você acessa alguns documentos fiscais, depois alguns movimentos financeiros, checa alguns materiais e não existe um critério bem definido para esta consulta.
Pode ser que, em um certo momento, o caminho e os dados visitados se percam em sua memória. Seria o mesmo problema se não existisse o retornar em navegadores de páginas internet, fazendo uma analogia, é exatamente o mesmo recurso que foi implementado no Aics, em todo o sistema e para todas as telas.
Com este recurso, você poderá voltar e avançar nos dados visitados de cada tela sem a necessidade de repesquisar ou anotar separadamente. O ganho para o usuário é muito grande e está dsponível na versão 2012 do BF AICS.

Verificação da fidelidade entre código de barras dos materiais

11/12/2011 em MATERIAIS

Este recurso objetiva garantir que etiquetas de códigos de barras gerados pelo sistema e aplicados manualmente estejam correspondendo, de fato, aos materiais corretos.
Isto é, este recurso visa diminuir a possibilidade de etiquetagem involuntária incorreta. Os prejuízos associados a etiquetagem incorreta podem ser grandes, partindo do controle incorreto do estoque e até mesmo do uso de produtos químicos errados em engenharias ou formulações usadas em seres vivos.
No controle de materiais, aba movimentações, adicionamos uma nova opção denominada Conferência de Barras.
Nesta aba, informa-se o número de repetições (que seria a quantidade de barras a serem testadas), indo de 2 a 8 repetições. Ao lado, o campo para inserir o código de barras pelo leitor. Este campo irá aceitar barras de materiais, de lotes, de produtos de venda e até mesmo barras informadas como códigos dos fornecedores no controle de múltiplos fornecedores em materiais.
Isto é, pode-se usar a barra original do fornecedor versus quaisquer barras adicionais geradas pelo seu controle.
A tela irá mostrando os nomes dos produtos sendo checados e informando o resultado num log que pode ser depois copiado e gravado em algum local, se desejado, claro.
Em caso de erro, o sistema irá mostrar um alerta e o itenm deverá ser verificado com maior cuidado.

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