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Retomando roteiros em qualquer passo no meio da conversa

03/03/2023 em BOT

Essa alteração permite que um roteiro seja interrompido manualmente e, em seguida, retomado em qualquer passo desejado.
Relembrando, os roteiros de atendimento são ordenados por passos. Cada passo possui possíveis passos anteriores, posteriores, seletores e outros controles.
Agora, imagine que você esteja acompanhando um atendimento automático e percebe que seria interessante explicar alguma coisa a mais. Pode ser que o prospect esteja desistindo do produto ou algo semelhante.
Nesse momento, sua equipe de vendas poderia assumir a conversa e apresentar outros argumentos não previstos.
Mas, e agora? O roteiro previa pedir dados para elaborar uma proposta, por exemplo. Isso poderia ser feito manualmente, mas gastaria um tempo do atendente que ele poderia fazer outras coisas.
Nessa atualização, quando o atendente quiser que o roteiro continue num determinado passo, ele poderá usar o comando start indicando o roteiro e o passo desejado. Imagine que no passo 120 o roteiro 33 peça os dados da proposta, então ele simplesmente executaria um comando start: 33/120 e o bot daria continuidade automaticamente desse passo em diante.
Isso permite uma integração muito grande entre os atendimentos automatizados e os atendimentos pessoais.
Basta atualizar a interface, recurso já disponível.

Novo filtro cadastral genérico para relatórios financeiros

03/03/2023 em FINANÇAS

No filtro de relatórios financeiros, existe a opção de restringir o responsável (cliente, fornecedor etc). Incluindo uma pesquisa de uma determinada empresa facilitando o preenchimento.
Nessa atualização, nessa tela de pesquisa, o botão de Aceitar foi ativado. Isto é, você poderá definir um conjunto de cadastros filtrados e analisar os relatórios financeiros de todos ao mesmo tempo.
Por exemplo, poderia filtrar algumas cidades e analisar o fluxo de caixa em relação a ela.
Basta atualizar o Aics e aplicar o filtro no momento da busca pelo cliente/fornecedor.

Modelo de cores para atendimento

26/02/2023 em BOT

Os atendimentos pelo sistema de Bot passam a receber cores na interface em função do fluxo e status.
Como funcionamento padrão, todo novo contato deve passar (ou deveria) pelo roteiro de bem-vindo ou estaria seguindo o roteiro associado a uma campanha.
Nesse momento, o usuário estará com seu chat marcado com fundo branco.
Na hipótese de um operador intervir e começar a conversar com o usuário, para a interface desse operador, o chat será marcado como verde. Isto é, significa que ele estará em atendimento.
Para outros atendentes, o chat permanecerá branco, pois está sendo atendido por outro ou por roteiros.
Agora, se o atendimento for feito por roteiros e recair numa situação que requer atendimento (que é a opção 8 na montagem de roteiros), o chat passará a cor roxa (ou parecida). Nessa cor, que é bem destacada, significa que o usuário está aguardando ser atendido por um atendente real. Nesse mesmo status, ocorrerá o envio de email ao gestor do Bot avisando desse atendimento pendente.
Uma vez o atendimento finalizado, tanto pode ser finalizado por roteiros quanto por atendentes, o chat passará a cinza indicando que está "resolvido".
Caso o usuário recomece a conversa, passa a branco novamente e o processo será retomado.
Basta atualizar a interface do Bot, novas regras já estão em vigor no endereço https://bot.aics.com.br

Integração do Bot com o serviço OpenAI

22/02/2023 em BOT

Visando dar mais flexibilidade a suas comunicações, incluímos a opção do Chat pelo Bot do AICS fazer chamadas e dar as respostas a seus clientes.
Para isso, na interface, você terá que informar a sua APIKey, o nome do seu modelo (model, por exemplo "davinci"), o limite de tokens das respostas (que pode ter impacto no seu custo com esse serviço).
Para que o processo ocorra, essas informações precisam estar corretamente preenchidas.
Com essa configuração aberta, você poderá desenvolver seus modelos, definir limites e controlar tudo pelo Chat, sendo que poderá interferir nas conversas a qualquer momento desativando o modo automático livremente.

Registros de auditoria com medição de tempos

18/02/2023 em GERAL

Nessa atualização do Aics, foram ampliados os logs de auditoria. O objetivo é mapear tempos de processos e viabilizar análises de otimizações finas.
Para isso, alguns tempos foram adicionados, por exemplo. Quando uma mensagem for exibida, uma pergunta for feita será registrado o tempo em que a mensagem ficou disponível.
Com isso, será possível analisar se uma mensagem foi lida, por exemplo. Ainda, se a mensagem foi abandonada aberta por muito tempo. Esse tipo de informação poderá ser usado para melhorar as mensagens ou mesmo eliminá-las.
Além disso, muitas operações passaram a ter um cronômetro interno. Quando esse tempo superar 5 segundos, ele será registrado e será possível mapear possíveis processos críticos e trabalhar em melhorias sobre eles.
Basta atualizar o Aics.

Conferência de Processos de Compras

16/02/2023 em COMPRAS

A ação de "comprar" requer sempre a máxima gestão, é por esse canal que o lucro saudável de um negócio pode desaparecer...
Com o objetivo de aumentar as ferramentas auxiliares de gestão, criamos a opção de Conferido nos processos. O uso dessa opção deve ser indicada internamente.
Para marcar um processo como Conferido, basta clicar sobre ela na grade de abertura com o botão direito e indicar Conferido. Os processos com essa marcação ficarão com fundo verde leve.
Lembrando que a cor do processo na grade também é afetada pela prioridade, que pode deixar a linha vermelha.
Basta atualizar o Aics e a tabela Compcot.

Roteiros com passos temporizados

04/02/2023 em BOT

Esse novo recurso se aplica à montagem de roteiros automáticos de atendimento pelo chatbot de Whatsapp, Instagram, Messenger e Telegram.
Imagine que seu roteiro de atendimento possua situações de abandono do usuário. Por exemplo, você pede uma determinada informação e o cliente simplesmente não responde.
Normalmente, o seu roteiro iria esperar indefinidamente pela resposta. Nessa atualização dos roteiros, adicionamos um tempo de expiração para o próximo passo. Isso em minutos.
Como usar na prática? É bem simples. Quando ocorrer a pergunta que gera esse abandono, insira um próximo passo automático, porém, com um tempo para o salto.
É uma nova coluna na planilha de roteiros denominada "timeout". Sempre em minutos. Vamos exemplificar uma situação hipotética aonde o roteiro pergunte a idade da pessoa no passo 20. Nesse passo, deixamos o passo 30 como próximo passo, mas informamos que o timeout é 3 minutos. Se após 3 minutos, a pessoa não responder, seu próximo passo pode ser uma explicação do motivo da necessidade de saber a idade ou, ainda, seguir um outro fluxo na qual a idade não seja necessária.
Para aplicar essa nova metodologia, basta incluir uma coluna "Timeout" nas suas planilhas de roteiros e informar o tempo para saltar ao próximo passo.

Indicação do vendedor usando códigos de barras

03/02/2023 em COMERCIAL

Uma das conexões mais importantes de um movimento comercial é o responsável (ou vendedor) associado.
Quando um movimento é feito associando um cliente, é muito comum já existir um responsável associado ao cliente.
Entretanto, em algumas aplicações mais focadas em consumidor final, há casos em que o responsável varia grandemente. Isto é, a cada atendimento, um cliente identificado ou anônimo poderia ser associado a um vendedor diferente.
No módulo comercial já existe a opção de troca do vendedor por seleção, porém, nessa atualização do Aics incluímos a troca por código de barras.
Como isso funciona? Bastará passar o leitor na barra que identifica o vendedor. O campo é o mesmo de pesquisa de produtos, a barra do vendedor possui um identificador separado que evita confusão.
Para gerar essa barra, deixamos o relatório de envelope no Cadastro Geral pronto para ser editado. Basta pedir o relatório padrão (atalho F11) estando posicionado num vendedor. A barra exibida será a barra de identificação do vendedor.
Outra opção será digitar o código do vendedor incluindo a letra I antes do seu código, o resultado será o mesmo.
Basta atualizar o Aics para usar esse novo recurso.

Atualização NF de telecomunicações

02/02/2023 em FISCAL

As NFs de Telecomunicações, convênio 115/03, tiveram alterações em seu layout.
Ao gerar o arquivo, as opções de canceladas e impressas devem estar desabilitadas, o validador irá conferir se há números faltantes.
Ainda, o período de prestação será enviado, inicialmente, como sendo do mês anterior automaticamente (esses dados não eram enviados).
Basta atualizar o Aics e gerar o arquivo normalmente.

Pesquisa fonética facultativa

02/02/2023 em GERAL

O novo recurso de pesquisa fonética causou um certo alvoroço pela novidade. Nessa atualização, ela passa a ser facultativa.
Nas telas de pesquisa, em que a opção estiver disponível, bastará deixar ativo o ícone do auto-falante ao lado do campo de pesquisa. Com ele ativado, a pesquisa será feita pelo som do texto. E, desativado, será feita normalmente pelo texto pesquisado.
Aonde essa pesquisa é útil? Destacamos em nomes de empresas e pessoas, de materiais, produtos, substâncias em manipulação e sinônimos.
Lembrando que, caso a pesquisa fonética não esteja operacional, signifoca que seus dados não estão preparados.
Nesse caso, simplesmente atualize as tabelas com novas estruturas e acesse a opção para atualizar campos de pesquisa sem acentos das telas de cadastro geral, materiais, produtos e substâncias.
Basta atualizar o Aics, nenhuma tabela foi afetada por esse novo recurso.

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