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Envio de email por múltiplas identidades

15/02/2021 em Geral

Até agora, as configurações para envio de emails estavam unicamente na Configuração Geral do AICS.
Nessa atualização, adicionamos uma configuração adicional por local. Esses dados ficaram na aba Internet, Envio de Emails. Os dados a configurar são os mesmos da configuração geral, isto é, você deverá informar o servidor SMTP e os dados para login.
Quando isso é útil? Imagine que você tenha várias empresas e, não necessariamente, abaixo do mesmo grupo econômico.
Ou, ainda, tenha filiais com denominações locais especiais.
Com esse recurso, poderá personalizar totalmente os dados de envio das mensagens, por local, incluindo personalização ao enviar relatórios por email.
Alguns exemplos de relatórios personalizados que poderão ganhar com essa personalização são: Pedidos de Compras, Propostas Comerciais e mesmo envio de NFes.
Para usar esse novo recurso, basta atualizar o Aics, as tabelas alteradas e configurar os dados conforme informado acima.

Conciliando com arquivos OFX

20/01/2021 em Finanças

Leitura de arquivos no formato OFX (Open Financial Exchange) e OFC (Open Financial Connectivity) visando conciliação assistida.
Dentro do Financeiro, aba Conciliação, selecione o caixa desejado e selecione um arquivo nesse formato. Após isso, os dados aparecerão numa grade na ordem de aparecimento.
Como conciliar? Clique em cada linha, o AICS localizará nos movimentos existentes o mais próximo (segundo documento, valor ou data). O usuário confirma os dados e clica em "Conciliar" (ícone de mãos se cunprimentando).
Se o dado for novo, dê um duplo clique para ser carregado, preencha os demais dados e clique na setinha para inclusão.
Além desse uso imediato, esse recurso permite utilizar a leitura desses arquivos e aplicar a regra que desejar em sua estrutura, basta publicar a grade e ter acessos aos dados que foram importados diretamente.
Basta atualizar o Aics e começar a usar esse recurso.

Modelo de controle de revisão de preços pela variação dos custos

15/01/2021 em Comercial

Visando facilitar controle de preços finais, criamos um sistema de identificação associado à atualização dos custos dos produtos.
Para ativar: na configuração geral, aba Preços, informe o percentual que deseja ativar a opção de revisão do produto no campo "Marcar produtos % de com custo variando de".
Quando ocorrer uma entrada, não importando a origem, e houver atualização dos custos dos produtos, essa análise será feita e esses produtos serão marcados para revisão.
Essa opção de Revisão está também no filtro de impressão e na pesquisa padrão de Produtos. Nada impede que seja usado em suas regras locais.
Uma operação imediata seria: acionar o filtro, ativar a opção de revisão e aplicar o filtro. Você poderá revisar os produtos marcados e, a cada revisão, o Aics irá desligar a opção automaticamente.
Ou, ativando na impressão, obter uma listagem dos produtos a revisar.
Basta atualizar o Aics e utilizar em suas regras locais.

Recurso para nova compra de pedidos pendentes

15/01/2021 em Compras

Um pedido de compra não atendido pode ser controlado através do recurso de entregas parciais.
Entretanto, quando o fornecedor não possui um controle correto dos processos, pode ser necessário refazer pedidos das pendências.
Um outro cenário no qual esse novo recurso poderá ser aplicado será na eventualidade do atendimento do pedido não ser mais possível pelo fornecedor, porém, outros poderiam atender.
No módulo de compras, clicando com o botão direito nos processos, adicionamos a opção: "Finalizar Processo abrindo um novo das pendências".
O novo processo será informado, poderá ser aprovado normalmente, além do processo origem ser finalizado com a quantidade já entregue até o determinado momento.
Essa mesma operação poderá ser aplicada em suas regras de negócios, a seguinte função foi publicada:.
Function SepararCompraPendente(NumCot, TipoCompra:integer;NetLocal:String):double, isto é:.
Informando o processo (agrupado), tipo de compra (1 - estoque, 3 - eventuais) e o local, a função irá retornar o novo número do processo agrupado.

Evento após o apagamento

31/12/2020 em Geral

Uma das últimas notas técnicas de 2020, aproveitamos para desejar muito sucesso no próximo ano!.
Nota para audiência técnica.
A estrutura de eventos nas regras locais permite particularizar e potencializar completamente seu negócio, dentre os mais usados, temos: Gravar, Editar, Inserir ou Apagar.
Em relação ao Gravar, que permite continuar ou não o processo, temos o "Após gravar" com o objetivo de atualizar ou processar algo após a informação ser confirmada.
Analogamente, o evento de Apagar também permite bloquear a ação, entretanto, para o caso afirmativo, criamos um novo evento Após Apagar. Isto é, caso o apagamento tenha sucesso, ele será executado.
Já implementado no ServAICS (servidor web) e no Aics principal. Ao usar esse evento, analise o contexto dos dados, uma vez que, após apagar, pode ser que seja necessário guardar o que estava sendo apagado para ser processado corretamente.
Basta atualizar o Aics e usar o novo recurso.

Recurso facilitado para trocas de produtos

28/12/2020 em Comercial

Incluído um recurso para trocas rápidas de mercadorias.
Válido para o módulo Comercial e AicsECF.
Ao lado da entrada do código do produto, adicionamos um ícone de "troca" (setinha invertida), será necessário direito Gerencial em Estensai para ativá-lo.
Após ativo, basta informar os itens que serão trocados, todas as quantidades serão registradas negativamente, após o término, desligue o botão de troca e insira os itens que irão ter saída.
Ao final, o valor será o líquido (itens de saída menos os itens da troca), os itens trocados serão realimentados no estoque (com identificação) e os de saída baixados segundo as regras.
Pode ser necessário ajustes e suas regras fiscais para usar esse novo recurso.
Basta atualizar o Aics.

Uma nova gama de funções para o ambiente do AICS

23/12/2020 em Centro de Informações

Novidades no ambiente do usuário devem facilitar o uso e o desenvolvimento de novos recursos.
O recurso de botões com funções livres criadas nas regras locais é amplamente aplicado, facilita e organiza funções especiais.
Nesse nova expansão, estamos permitindo uma sequência de botões no modo de impressão (ficará também logo acima dos controle de relatórios) e nos próprios relatórios.
Portanto, passamos a ter mais 2 locais especializados para instalar as funções dos usuários.
Esse recurso está disponível para as funções anteriores, após atualizar a tabela de scripts, bastará indicar em qual local você deseja que o script seja instalado.
Abaixo, informações para a audiência técnica.
Visando dar maior flexibilidade às funções instaladas no painel de impressão, criamos 2 novas para serem aplicadas em suas rotinas, a declaração é muito simples, são:.
function GetSQLPrintFilter:string, que irá retornar uma expressão SQL contendo o filtro atual da tela e:.
function GetTxtPrintFilter:string, que irá retornar a explicação textual do filtro aplicado.
Que poderão facilitar exportações, filtros e o que mais desejar em suas regras locais.
Basta atualizar o AICS.

Novo controle de balanças

21/12/2020 em Comercial

Adicionado o envio e leitura de Códigos para balanças inteligentes, os modelos implantados foram: Filizola, Toledo, Urano, Urano S, Toledo MGV5, Toledo MGV6, Urano URF32, Ramuza e Toledo MGV5 Ver1.
Apenas produtos configurados com EAN próprio serão enviados. Para isso, no cadastro do Produto de Venda, na aba EAN, defina se o código lido conterá preço ou peso (terceira opção). Como padrão, os produtos virão todos como "Não usar", isto é, não serão enviados para as balanças.
A informação da validade virá do material associado, basta acessá-lo e definir a validade em dias (será enviada dessa forma para as balanças).
O preço será o preço final com impostos, a descrição será a mesma do produto.
O código do produto será o do Produto de Venda, logo, a opção de N produtos de venda por material se mantém correta.
Após essa configuração, acesse o menu arquivo de Produtos de Venda e selecione Gerar arquivos para Balanças.
Apenas indique o local de gravação e clique no botão da sua respectiva balança. Nada impede que você clique em mais de um tipo de balança. Caso possua diversas balanças iguais, basta gerar um único arquivo.
Em seguida, abra o software da sua balança e envie o arquivo gerado anteriormente.
O número de dígitos do código gerado pela balança deve ser definido por local, está na aba Comercial.
Essa configuração deve ser a mesma feita no menu da sua balança.
Com essas informações, ao ler um código de barras tipo EAN, validado, que comece com o dígito 2, o AICS seguirá essa configuração e fará o processamento conforme indicação.
Nesse processamento, quando a informação for de "Peso", já fará a conversão em "kg" para a unidade de venda do Produto de Venda associado.
Basta atualizar o Aics, detectar as alterações e fazer as configurações acima destacadas.

Filtro para separar pedidos de vendas diretas e outros

18/12/2020 em Compras

Uma das integrações do módulo de Compras é no atendimento de vendas sob encomendas, isto é, os pedidos comerciais são aprovados e podem ser inseridos em pedidos de compras de forma agrupada ou separada.
Entretanto, as compras podem também ser de itens para estoque e não diretamente associadas a pedidos de venda.
Como esses dois métodos geram gestões bem separadas, incluímos um filtro na impressão de compras que permite mostrar apenas os pedidos de compras associados a pedidos de vendas diretamente.
A implementação foi feita no modelo de três status, isto é, mantendo o filtro negado, será possível ver os pedidos de compras que não possuam vínculos com pedidos de vendas.
É claro, sem ativar esse filtro, todos os pedidos irão compor os relatórios como era anteriormente.
Basta atualizar o Aics.

Novos filtros de materiais pelo Comercial

11/12/2020 em Comercial

Visando facilitar análises de determinados materiais pelo comercial, reformulamos a filtragem das classificações pela impressão.
As classificações comerciais passam a seguir o modelo usado em materiais, basta ir adicionando várias para filtragem múltipla.
Ao lado da classificação comercial, incluímos a classificação de materiais, isto é, passa a ser bem mais fácil selecionar os produtos que estão vinculados a materiais de determinadas classificações.
Nessa mesma linha, no relatório de Produtos Completo, adicionamos a classificação do material associado (válido para o layout padrão, se houver edições, esses layouts deverão ser revisados).
Basta atualizar o AICS.