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Inutilização de NFCe

18/09/2019 em Fiscal

A diferença entre NFe e NFCe, do ponto de vista da inutilização, ocorre apenas no modelo.
No Aics, para inutilizar uma faixa de numeração não utilizada em NFCes, basta acessar o Fiscal pela série configurada na NFCe (isso pode ser checado no local associado, cada local possui uma sequência de numeração).
Acesse menu Arquivos e siga o mesmo procedimento para a NFe. Nesse procedimento, será necessário atualizar o ServAICS. Se houver dúvidas, basta entrar em contato conosco, mas, basta atualizar os módulos informados e seguir os mesmos procedimentos.

Ajuste de datas dos recursos previstos em fases dos projetos

17/09/2019 em Projetos

O módulo de Projetos do AICS permite gerenciar de forma individual cada uma de suas fases.
Vinculado a cada fase, podemos ter materiais, recursos humanos, equipamentos ou qualquer terceirização.
Um dos atributos desses vínculos é a data prevista de sua utilização. Essa data deveria estar sempre dentro do intervalo entre a data inicial da fase e sua data final.
Quando as fases são manipuladas, por exemplo, segundo o diagrama Pert, pode ser que as datas dos vínculos fiquem fora do intervalo da fase.
Nessa atualização do sistema, a cada alteração dos dados das fases, será feito um ajuste automático das datas dos vínculos. A escolha foi colocar a data de uso do vínculo na data de início da fase. Se essa regra não estiver adequada à sua aplicação, basta editar livremente as datas de utilização.

Alterada geração de Chave NFe

02/09/2019 em NFe

O ServAICS do repositório foi atualizado com nova geração de chave. Caso sua geração seja local, pode ser necessário atualizar.
Os usuários na estrutura da BF não precisam se preocupar, a atualização será feita automaticamente.
Se sua atualização for muito antiga, talvez seja necessário desinstalar antes de instalar o novo ServAICS. Solicite maiores informações sobre isso, caso precise, por favor.

Abertura de perguntas com anexos

26/08/2019 em Geral

Visando facilitar as dúvidas e sugestões, o Aics passa a aceitar anexos às perguntas pelo botão Info (presente em praticamente toda as telas no canto superior direito).
Após enviar a dúvida, você recebe um aviso de sucesso com o código do protocolo. Sem fechar a janela, basta clicar no ícone do "clipe" (novo botão da barra superior) e enviar quantos arquivos precisar para esclarecer a dúvida ou sugestão.
Basta atualizar o Aics para ess novo recurso.

Nova opção de envio de emails por cadastro, pessoas e contratos

22/08/2019 em Cadastro

No cadastro geral, na opção de impressão, tínhamos a opção de aplicar o envio de SMSs aos dados filtrados, com os mesmos inúmeros filtros disponíveis para impressão de relatórios.
Nessa atualização, ampliamos a opção de envio de SMSs a empresas associadas aos contratos, isto é, filtrando-se o conjunto de contratos, a tela de envio exibirá as empresas participantes deles.
Aproveitando esse novidade, incluímos um novo botão que funciona na mesma forma, entretanto, tem o objetivo de enviar emails a esses mesmos conjuntos de dados.
Operacionalmente, abra o Cadastro Geral, entre na opção de impressão, selecione a aba de empresas, pessoas ou contratos, após definir o conjunto desejado, defina se deseja enviar SMSs ou emails.
A tela será aberta já com esse conjunto definido na aba de múltiplos, podendo ainda restringir uma a uma as empresas finais.
Nem é necessário lembrar que esse recurso deve ser usado com extremo cuidado, muitos emails enviados a partir do seu servidor podem gerar bloqueios, use apenas para informes a seus clientes e fornecedores.

Como inserir leads no cadastro do AICS e gerar mais negócios

19/08/2019 em Cadastro

A Receita Federal disponibiliza uma base de dados de milhões de empresas, é uma base oficial e pública.
Entretanto, o uso desses dados é praticamente impossível, uma vez que é fornecido num único arquivo texto de dezenas de GB de tamanho.
Com o objetivo de oferecer mais canais de negócio a nossos usuários, a BF fez um trabalho de compilação dessa base e a colocou à sua disposição.
No botão de novos dados no Cadastro Geral, agora temos um menu com a inserção manual e uma nova com o recurso de importar os dados dessa base de milhões de empresas.
Esse módulo não possui custo a nenhum usuário, apenas será adicionado um valor pelo serviço de tratamento e automação do processo. Uma explicação foi inserida nessa nova tela para isso. O uso é bastante simples com os dados a filtrar em abas.
Dentre as informações a filtrar estão: faixa de CEPs, faixa de DDD, capital social, porte, se possui email, telefone etc. Ainda, apresentaremos toda a lista de CNAE (atividades padronizadas) que poderão ser restritas.
Nessa mesma tela, existe uma simulação da qtd de novos leads e possíveis atualizações. O valor esperado da operação é exibido, porém, apenas é registrado quando os dados são efetivamente inseridos.
Quando a opção de Novos dados é selecionada, não irá ocorrer repetição, o Aics pesquisa o CNPJ antes e monta uma lista dos dados ausentes em sua base.
Como dissemos, o objetivo é ampliar seus negócios!.
Após a inserção, que pode demorar alguns minutos, já será possível enviar emails, mandar mala direta, SMS ou entrar em contato telefônico ou mesmo gerar orçamentos, pedidos, compras e faturamentos.
Se a base for utilizada de fato pelos usuários, iremos atualizá-la periodicamente.

Busca mágica por CNPJ ampliada

12/08/2019 em Geral

Em todos os locais em que existe a opção de localização de um cadastro por digitação, quando o conteúdo inserido for um CNPJ, a BF ampliou a busca automática não mais à base colaborativa.
Isto é, a inclusão de novas empresas a partir das pesquisas nos módulos individuais passa a ser completa.
Normalmente, esse campo de pesquisa está em azul e a mensagem sobre ele informa que aceita nome, código, CPF ou CNPJ.
Essa ampliação foi feita no estrutura geral do AICS, isto é, todos os usuários ativos terão esse recurso já disponível.
A atualização do AICS é, inclusive, dispensável.
Resumindo, para abrir novas empresas (clientes ou fornecedores) em seu cadastro local, bastará informar o CNPJ dessa empresa em qualquer módulo: Comercial, Compras, RCC, Materiais etc.

Função que facilita tratar arquivos CSV expandida

17/07/2018 em Centro de Informações

Nota para audiência técnica no Centro de Informações.
Arquivos CSV são arquivos com informações separadas por ";".
O próprio Excel aceita importar esse formato e o apresenta em planilha facilmente. Entretanto, um arquivo CSV é, basicamente, um arquivo texto formatado.
Existem algumas opções que podem gerar o arquivo separado por vírgulas ",". Isto é, o usuário pode gerar o arquivo de diversas formas. Desse problema é o que trata essa revisão da função.
Na primeira linha, é declarado como os dados são apresentados. Nas demais linhas, são geradas as informações (os dados, propriamente ditos).
Para facilitar a leitura de arquivos CSV, criamos uma função que extrai a informação de acordo com o título. Por exemplo:.
Se o arquivo fosse:
Nome;Cidade;UF << 1 linha.
Joao;Sao Paulo;SP << 2 linha em diante com dados.
Criamos uma função com a sintaxe:.
Function ExtractCSV(Titulo, Linha, Coluna:String):String.
Nesse exemplo, o resultado da chamada abaixo seria "SP":.
Mostra(ExtractCSV('Nome;Cidade;UF','Joao;Sao Paulo;SP','UF'));.
Claro que todos os dados da chamada poderiam estar em variáveis que viessem da leitura do arquivo CSV.
Nessa atualização, em função dos separadores presentes na chamada do Titulo, será escolhido, já na prioridade adequada: ";", em seguida "," e, por final, "|".
Isto é, o arquivo poderia ser:.
Nome,Cidade,UF << 1 linha.
Joao,Sao Paulo,SP << 2 linha em diante com dados.
Ou, ainda:.
Nome|Cidade|UF << 1 linha.
Joao|Sao Paulo|SP << 2 linha em diante com dados.
Basta atualizar o Aics e passar a utilizar a nova função em suas regras!

Reestruturação de conteúdos do desfazer

07/08/2019 em Geral

O recurso de auditoria de conteúdo do AICS permite acompanhar a evolução dos dados durante as suas operações.
Quando a informação apresenta detalhes, por exemplo, itens de engenharia, itens de pedidos etc., estas informações passam a serem gravadas nas atualizações mais recentes.
Nesta atualização, melhoramos esse recurso no caso de Engenharias, além de reformularmos a exibição dos dados detalhes no formulário da opção desfazer.
Com isso, será possível acompanhar com maior precisão a evolução dos itens associados à informação principal, qualquer que seja.
Basta atualizar o Aics, entretanto, pode ser que esse recurso seja válido apenas às novas edições.

Múltiplas escalas de unidades por fornecedor

02/08/2019 em Materiais

Em alguns casos, ocorre a venda de determinados itens em quantidades variáveis por fornecedor. Por exemplo, suponhamos que façamos uma compra de "canetas". Internamente, indicamos que as canetas são controladas por unidade.
Entretanto, podemos comprar canetas em caixas de 2 fornecedores. O primeiro vende caixas com 20 unidades, o segundo vende maços com 10 caixas.
Isto é, como desejamos controlar internamente por unidade, somente o recurso de unidade secundária por item não automatiza completamente esse caso.
Para situações como essa, na aba Fornecedores, isso válido por item em Materiais, adicionamos a unidade secundária e a relação com a principal. Logo, poderemos indicar que, para um determinado item, um determinado fornecedor trabalha na sua unidade e com relacionamento com a unidade interna específica.
Quando um fornecedor for selecionado em Compras, Materiais ou Fiscal, e a unidade indicada for a unidade cadastrada em sua configuração, a sua relação prioritária de conversão será utilizada.
É normal que esse recurso não seja compreendido imediatamente, estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Se esse problema não existir na sua realidade, basta ignorar esse novo recurso.
Para usar o novo recurso, basta atualizar o AICS.