POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Novo filtro no planejamento orçamentário

07/12/2018 em Financeiro

Nota técnica avançada do módulo de Planejamento Orçamentário, favor solicitar maiores detalhes em caso de dúvida da utilização.
Adicionamos um novo filtro de datas dos movimentos financeiros efetivados em relação aos planejamentos orçamentários.
É importante diferenciar esse filtro do filtro de datas da validade dos planejamentos. A correlação entre os movimentos financeiros e o planejamento ocorre pela data de validade do planejamento e conta financeira, isto é, essa correlação está definida cadastralmente ("fixa").
Se uma restrição orçamentária ocorre num período longo, por exemplo, um ano, os movimentos efetivados são mostrados sobre esse intervalo fixo.
Entretanto, se um planejamento é longo, porém, existe um limitador de despesas (budget) mensal, o relatório não mostra com clareza essa diferença.
Nesse cenário, bastará indicar um filtro dos movimentos desejados e, ao mesmo tempo, indicar o intervalo de validade dos movimentos financeiros analisados. Essas informações estarão descritas no título do relatório e permitirão conferir se os limites estão sendo saudavelmente seguidos.

Mais opções de fixar caixas pelo Cadastro Geral

06/02/2018 em Financeiro

Continuando a flexibilização do caixa inicial em movimentos automáticos, incluímos uma lista de caixas e locais para cada Cadastro Geral.
A atribuição de um determinado caixa para os cadastros já existia, porém, estava genérico para todos os locais.
Com esse novo recurso, se um determinado parceiro tiver movimentos em vários locais, a cada local será possível atribuir um caixa padrão específico.
Para fazer essa configuração, importe as definições da tabela REFSDEF (solicite para nosso atendimento, se desejado).
O acesso ficou pelo Cadastro Geral, aba Financ, Caixas por Local. Basta inserir várias linhas (uma para cada local, no máximo) e gravar normalmente.
Nada impede que essas informações sejam inseridas nas suas regras locais, facilitando a operação, diminuindo tempos e possíveis falhas.

Novo caixa padrão por local

06/02/2018 em Financeiro

Na configuração geral do Aics, temos o caixa financeiro padrão para movimentos automáticos.
Esse caixa, na maioria das vezes, é um caixa genérico do tipo Previsão.
Nessa atualização do Aics, adicionamos uma nova opção de caixas por local, isto é, cada local poderá ter um caixa padrão diferente. Com isso, as regras por local ficam mais especializadas.
O funcionamento original se mantém, se esses caixas não forem informados, o padrão geral será utilizado.
Para informar esses caixas, acesse o cadastro de um local, aba Financeiro, basta selecionar o caixa desejado.

Recurso para limitar compras de diversos locais via Planejamento Orçamentário

24/03/2017 em Finanças

O conceito de limite no Planejamento Orçamentário baseia-se em restringir o volume financeiro em determinadas classificações, dentro de um certo período de tempo. Esse limite restringe imediatamente a aprovação de compras, por exemplo.
O Planejamento Orçamentário do Aics estava restrito por local, isto é, cada empresa poderia ter o seu controle de gastos e limites individualmente, porém, não era possível elaborar um Planejamento que incluísse diversas empresas ao mesmo tempo.
Basicamente, é isso que ocorre nessa atualização do Aics. Dentro do Planejamento, adicionamos uma aba para identificar os locais aos quais ele deve ser aplicado. Por exemplo, se pusermos um limite de 10.000,00 numa determinada classificação e indicarmos que esse limite vale para 3 locais, isso significa que o teste de teto será feito levando em consideração todo o volume de valores já existente nesses 3 locais ao mesmo tempo.
A montagem do Planejamento pode ser feita em qualquer um dos locais, sugerimos que um único local seja escolhido para facilitar a gestão dos limites. Mesmo assim, não há restrição em serem feitos Planejamentos em cada local e combinando com Planejamentos múltiplos.

Balancete Periódico Alterado

30/12/2016 em Finanças

O Balanço/Balancete Periódico no financeiro é uma ferramenta de análise anual extremamente poderosa e flexível.
Uma opção que impacta fortemente no seu tempo de execução é a opção "Ignorar rateios".
O que são rateios? São explosões percentuais do valor principal em diversas Classificações Financeiras, Centros de Custos ou Classificações Contábeis.
Para esse relatório, apenas a explosão em Classificações Financeiras importa. Uma das opções do Cadastro de Classificações Financeiras é "Ignorar rateios". Essa opção define que, em relatórios, não importa o que esteja rateado, a classificação será dada unicamente pelo movimento principal e com valor 100%.
Entretanto, essa opção raramente é utilizada (digamos que seja avançada demais para 99% dos casos práticos). Em função disso, se essa opção for desprezada, a performance do Balanço aumenta consideravelmente podendo passar de minutos a poucos segundos.
O que fizemos nessa atualização do AICS foi ignorar essa opção caso não tenha sido usada em nenhuma conta específica. O resultado final não mudará em nada para os que a utilizam, mas 99% dos que não a utilizam o Balanço passa a ficar extremamente mais rápido mesmo incluindo os rateios.
Basta atualizar o Aics para que esse novo recurso de performance seja incorporado.

Emissão de arquivos eletrônicos alterada

24/06/2016 em Financeiro

A expansão na emissão de arquivos eletrônicos para cobrança tem o objetivo de permitir enviar colunas criadas pelo usuário na configuração dos bancos.
Basicamente, na configuração de layouts CNAB, as origens "Dados da conta" passam a ser unicamente sobre a tabela ref. aos bancos (CONTAS). As origens "Dados de cobrança" se referem aos dados do movimento financeiro sendo enviado.
Portanto, se houver algum problema na geração de arquivos eletrônicos configurados pela tabela de layouts (REFSCNAB), bastará ajustar as colunas segundo essa informação mais detalhada.

Data do último fechamento adicionado ao relatório de saldos

17/02/2016 em Finanças

No módulo financeiro, o relatório de saldos exibe os valores atuais para os caixas correspondentes.
O relatório exibe o saldo atual e apresenta as informações ainda pendentes de conciliação, além dos montantes em aberto.
Complementando a informação, adicionamos a data do último fechamento.

Permitida a edição de rateios mesmo com contabilidade fechada

20/08/2014 em Financeiro

Quando ocorre o fechamento da contabilidade, esses movimentos originais ficam bloqueados. No financeiro, sem perda de consistência, liberamos a edição dos rateios mesmo com o movimento já contabilizado. Para isso, acesse a aba rateios e peça edição após esse procedimento.

Aba de baixas sem mostrar saldos como padrão

01/07/2014 em Financeiro

Em determinadas situações, a exibição dos saldos na aba de baixas não é necessária ou pode ser muito demorada. Visando as duas situações, agora como padrão, os saldos não mais serão calculados.
Entretanto, o botão de atualização dos saldos continua válido. Basta executá-lo para exibir os saldos normalmente. Nesse caso, o tempo de processamento será o convencional.

Possibilidade de personalizar sacado nas transferências

01/07/2014 em Finanças

Nesta atualização do sistema, na aba Transferências do financeiro, adicionamos uma opção de personalizar os sacados. No uso convencional de simples transferência entre contas, esse recurso não é necessário. Entretanto, para facilitar outros controles (como adiantamentos) em uma única operação, este recurso passa a ser um grande facilitador operacional.
Sem selecionar o sacado, o funcionamento continua o mesmo, com sacado pelo local do sistema.