POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Aics em modo caixa no caso de NFCe

07/04/2021 em Geral

O Aics possui a versão específica para emissor de cupons eletrônicos, como SAT ou NFCe.
Nessa atualização, incluímos a possibilidade do Aics convencional se transformar em modo caixa segundo uma ativação no módulo comercial.
Como funciona? Se a estação estiver configurada como um Caixa (como se fosse no AicsECF), bastará abrir o módulo Comercial (Orçamentos e Pedidos) e acessar o menu Arquivo, Caixa e Ativar.
Após isso, a tela será a mesma do AicsECF, entretanto, há diferenças internas que permitem outras regras locais, além de permitir acionar o Explorer e abrir outros módulos normalmente.
No caso do AicsECF com SAT isso não é possível.
Basta atualizar o Aics.

Envio de email por múltiplas identidades

15/02/2021 em Geral

Até agora, as configurações para envio de emails estavam unicamente na Configuração Geral do AICS.
Nessa atualização, adicionamos uma configuração adicional por local. Esses dados ficaram na aba Internet, Envio de Emails. Os dados a configurar são os mesmos da configuração geral, isto é, você deverá informar o servidor SMTP e os dados para login.
Quando isso é útil? Imagine que você tenha várias empresas e, não necessariamente, abaixo do mesmo grupo econômico.
Ou, ainda, tenha filiais com denominações locais especiais.
Com esse recurso, poderá personalizar totalmente os dados de envio das mensagens, por local, incluindo personalização ao enviar relatórios por email.
Alguns exemplos de relatórios personalizados que poderão ganhar com essa personalização são: Pedidos de Compras, Propostas Comerciais e mesmo envio de NFes.
Para usar esse novo recurso, basta atualizar o Aics, as tabelas alteradas e configurar os dados conforme informado acima.

Evento após o apagamento

31/12/2020 em Geral

Uma das últimas notas técnicas de 2020, aproveitamos para desejar muito sucesso no próximo ano!.
Nota para audiência técnica.
A estrutura de eventos nas regras locais permite particularizar e potencializar completamente seu negócio, dentre os mais usados, temos: Gravar, Editar, Inserir ou Apagar.
Em relação ao Gravar, que permite continuar ou não o processo, temos o "Após gravar" com o objetivo de atualizar ou processar algo após a informação ser confirmada.
Analogamente, o evento de Apagar também permite bloquear a ação, entretanto, para o caso afirmativo, criamos um novo evento Após Apagar. Isto é, caso o apagamento tenha sucesso, ele será executado.
Já implementado no ServAICS (servidor web) e no Aics principal. Ao usar esse evento, analise o contexto dos dados, uma vez que, após apagar, pode ser que seja necessário guardar o que estava sendo apagado para ser processado corretamente.
Basta atualizar o Aics e usar o novo recurso.

Calculador de parcelas manuais alterado

09/12/2020 em Geral

Adicionamos um novo facilitador ao distribuir valores por diversas parcelas (esse recurso está aplicado a todas as chamadas que sejam feitas pelo ícone das "lâmpadas"). Isto é, será aplicado em movimentos comerciais, fiscais e todos os que forem gerados por conexões financeiras.
Durante a edição, as diversas parcelas são exibidas. Quando um valor for alterado, as demais parcelas abaixo serão recalculadas dividindo igualmente o valor restante entre elas, com a possível diferença de 1 ou 2 centavos ajustada na última parcela.
Com esse recurso, a tela ficará sempre com o valor final correto e a situação de parcelas inconsistentes praticamente não ocorrerá.
Basta atualizar o AICS.

Adicionada data interna ao calendário

24/11/2020 em Geral

O calendário do Aics foi alterado para incluir "feriados internos". Até esse momento, o calendário possuía a opção para feriado geral e feriado bancário.
Entretanto, a própria empresa pode possuir um calendário diferente do Geral e do sistema financeiro. O impacto desse novo recurso deve ser apenas nas atividades que envolvam projetos ou atividades internas.
Também publicamos a função DiaUtilAdv que aceita as seguintes chamadas:.
Function DiaUtilAdv(Data:TDateTime;
Bancario,FeriadoInt:boolean):double.
A função DiaUtil continua válida e está fixa com a opção FeriadoInt sempre falsa.
Visualmente no calendário, um clique a mais deixará o dia marcado com uma cor magenta, também destacamos os dias melhorando a visualização em monitores pequenos.
O calendário pode ser acessado pelo menu Arquivo do Explorer do Aics e os direitos para sua alteração são para a tabela CALENDAR.
Basta atualizar o Aics.

Controle de anexos com mesmo nome

29/07/2020 em Geral

Um anexo no Aics é um arquivo que é enviado ao servidor de conteúdos e associado a uma informação.
Qualquer informação é passível de apresentar anexos.
Na tela da informação, basta ativar o ícone do "clipe"
no canto superior direito e manipular os anexos no rodapé das telas.
Nessa atualização, visando unicamente padronização, incluímos um teste que não irá aceitar anexos de mesmo nome na mesma informação. Por exemplo, se for inserido um arquivo com nome "contrato.pdf"
num projeto, ao enviar outro anexo com o mesmo nome no mesmo projeto, será apresentada a opção de substituição (o antigo será apagado e o novo inserido).
Se o usuário não tiver direitos de eliminar anexos, a inclusão não será permitida.
Basta atualizar o Aics para ativar o novo recurso.

Acompanhando seus colaboradores à distância

22/03/2020 em Geral

Como manter o controle do seu negócios com seus colaboradores trabalhando à distância? Cada atividade executada pelos usuários fica registrada no log de eventos do AICS. O acesso a esse log sempre esteve disponível apenas ao Supervisor do seu sistema.
Nessa atualização excepcional, o log de eventos passa a ter um resumo e um detalhamento. Se for dado acesso a tabela USERLOG, qualquer usuário poderá consultar uma análise de volume de transações por login.
Essa informação não é nova, os dados anteriores poderão ser consultados normalmente e poderão ser comparados com os dados atuais. Ainda, esse resumo pode ser impresso, exportado em Excel, PDF etc, como todas as informações originais do AICS.
Portanto, dando o direito de ACESSAR a determinados usuários, o log de eventos das atividades globais passa a ser funcional e poderá ser usado como controle de tempo e volume de trabalhos.
Acesse o Explorer do AICS, menu arquivo, utilitários e abra o Log de eventos com os novos recursos.
Basta atualizar o AICS.

Trabalhando com 2 monitores

02/03/2020 em Geral

Pode ser bem útil utilizar o recurso de monitor secundário que os notebooks atuais possuem. Quando sua estrutura possuir diversas empresas ou você utilizar diversas telas ao mesmo tempo, deixar algumas em um monitor e outras em outro é bem mais produtivo.
Para isso, as novas telas abrem no monitor principal e o usuário arrasta as telas desejadas para o outro monitor.
Nessa atualização do Aics, quando o Explorer for colocado em outro, as novas telas abertas seguirão o monitor no qual o Explorer do Aics esteja aberto.
De modo semelhante, a tela de operador, quando aberta pela primeira vez e já arrastada para outro monitor, fará com que o Explorer a siga.
Basta atualizar o Aics para utilizar esse novo recurso.

Desfazer de detalhes passa a marcar o conteúdo alterado

10/02/2020 em Geral

Da mesma forma que as informações principais, a opção desfazer, quando possuir detalhes, passa a marcar os conteúdos alterados.
As marcações são >> para itens alterados e, quando forem dados eliminados, estarão entre *.
Conteúdos que possuem detalhes são, por exemplo, composições de engenharias, itens de pedidos ou OSs, itens de notas fiscais etc.
Basta atualizar o AICS.

Seu sistema e a LGPD

09/02/2020 em Geral

Reedição desse recurso criado em 9/2/2020. Sugerimos que seja relido com a devida atenção.
A BF está abrindo novas funções para permitir que seus usuários atendam mais rapidamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Como referência, sugerimos uma matéria no Estadão:.
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/lgpd-entenda-o-que-e-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais/.
Como primeiro passo, agora você poderá indicar no AICS quais dados são sensíveis. Conforme o uso específico das suas informações. Esse recurso vale para dados nativos do AICS ou que foram criados em sua regra local, o controle está unificado.
No Centro de Informações, nos atributos das colunas, adicionamos uma opção "Sensível". Isto é, você poderá identificar que determinada informação de qualquer tabela é "sensível" (aba Opções Gerais).
Com essa marcação, todas as informações abertas pelo AICS passam a analisar se possuem dados sensíveis, segundo as indicações feitas em sua regra local.
Logo, sem essa identificação primária, o AICS não gerará nenhum controle segundo a LGPD.
Após isso, quando uma informação sensível for extraída pelo AICS, ela será registrada na tabela de auditoria.
Consequentemente, teremos mais casos na auditoria nativa do AICS. A extensão do controle de conteúdo (auditoria) foi a maneira mais natural de ajudá-lo nessa nova empreitada.
Nesse controle, já havia o registro de todas as movimentações que alterassem conteúdo das informações, desde sua criação, essa expansão passa a registrar as extrações (impressões ou exportações).
Além desse registro, quando você utilizar a leitura automática de dados de CPFs via Base Colaborativa, será confirmada se a pessoa responsável pelo documento está presente ou autoriza a obtenção dessa informação. Se houver necessidade, a BF sugere que seja feita uma ficha simples autorizando que suas informações passem à sua empresa, por exemplo, editando o relatório de "envelope"
do Cadastro Geral segundo suas regras.
Em seguida, novos controles serão criados, mas indicamos atualizar seu sistema, detectar e ajustar todas as tabelas alteradas, em seguida, já marcar quais informações usadas em sua regra são sensíveis.
A discussão está aberta, estamos sempre trabalhando para que seu trabalho sofra o menor impacto possível devido a novas obrigações e/ou legislações.
Importante ressaltar que o AICS sozinho não resolverá 100% do problema de gestão das informações, ele agirá como um auditor automatizado dos processos de dados envolvidos nas movimentações, também não fornecemos consultoria jurídica ou suporte para isso, consulte sempre sua assessoria jurídica.