POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Aics em modo caixa no caso de NFCe

07/04/2021 em Geral

O Aics possui a versão específica para emissor de cupons eletrônicos, como SAT ou NFCe.
Nessa atualização, incluímos a possibilidade do Aics convencional se transformar em modo caixa segundo uma ativação no módulo comercial.
Como funciona? Se a estação estiver configurada como um Caixa (como se fosse no AicsECF), bastará abrir o módulo Comercial (Orçamentos e Pedidos) e acessar o menu Arquivo, Caixa e Ativar.
Após isso, a tela será a mesma do AicsECF, entretanto, há diferenças internas que permitem outras regras locais, além de permitir acionar o Explorer e abrir outros módulos normalmente.
No caso do AicsECF com SAT isso não é possível.
Basta atualizar o Aics.

Captura de imagens por scanner

22/03/2021 em Centro de Informações

Essa nota destina-se à audiência técnica.
Uma das opções de integração do Aics com dispositivos é a captura de imagens usando interface Twain.
A sintaxe do comando anterior ainda existe e é bem simples, basta executar a função Twain, por exemplo:.
MinhaImagem:=Twain; // lê uma imagem.
Essa sintaxe abre a tela de captura, entretanto, na sua automação local, pode ser que a tela não seja necessária.
Para essa situação, foi criada uma variante dessa função, bem parecida, bastará chamar TwainAuto que a imagem já será captutada, sem tela de configuração, como no exemplo acima, ficaria simplesmente:.
MinhaImagem:=TwainAuto; // lê uma imagem sem abertura de tela de configuração.
Em ambas as funções o retorno é o nome do arquivo de imagem (no caminho TMP), o correto é utilizá-lo (enviar para o servidor de imagens, inserir no seu site ou o que desejar) e apagar esse arquivo após o uso.
Basta atualizar o Aics.

Convênio 115 - Nota Fiscal de Comunicação e Energia

17/03/2021 em Fiscal

Esse modelo de arquivo é restrito a empresas de Comunicação e Energia. Segundo o layout mais recente, diversas alterações podem necessitar de atenção nas próximas gerações.
O ICMS passou a, preferencialmente, utilizar as informações da aba Impostos. Se essa opção não estiver configurada, segue as regras segundo as informações dos itens. Essa nova regra define se o valor não presente na base irá para isentos ou outras.
A informação de PIS e Cofins passa a seguir a aba impostos.
Adicionamos um identificador de CPF que estava padrão (efeito apenas quando o cliente final é pessoa física).
O nr do terminal telefônico passa a aceitar "vazio" e passa a vir do telefone indicado nos Controles Fiscais.
Qualquer problema ou melhoria no processo, basta entrar em contato com a BF.

NFe com entrega segundo pedido/OS

17/03/2021 em Fiscal

Atenção a essa alteração na geração dos XMLs da NFe.
No caso das NFs associadas a pedidos comerciais ou a OSs de Assistência, as informações para entrega passam a vir da aba "Entrega".
Essa aba inicia suas informações segundo o endereço de entrega do cliente selecionado. Isto é, se houver um endereço de entrega diferente, basta ajustar essa informação.
Ainda, como essa informação é enviada apenas ao XML, o Serviço do AICS passa a informar, na observação, o referido endereço. Portanto, ao imprimir a Danfe, essa informação estará clara.
Não é preciso atualizar o Aics, apenas o ServAICS.
Pedimos que uma atenção especial seja dada a essa informação da entrega, pois passa a ser usada dessa forma mais completa a partir desse momento.

Envio de email por múltiplas identidades

15/02/2021 em Geral

Até agora, as configurações para envio de emails estavam unicamente na Configuração Geral do AICS.
Nessa atualização, adicionamos uma configuração adicional por local. Esses dados ficaram na aba Internet, Envio de Emails. Os dados a configurar são os mesmos da configuração geral, isto é, você deverá informar o servidor SMTP e os dados para login.
Quando isso é útil? Imagine que você tenha várias empresas e, não necessariamente, abaixo do mesmo grupo econômico.
Ou, ainda, tenha filiais com denominações locais especiais.
Com esse recurso, poderá personalizar totalmente os dados de envio das mensagens, por local, incluindo personalização ao enviar relatórios por email.
Alguns exemplos de relatórios personalizados que poderão ganhar com essa personalização são: Pedidos de Compras, Propostas Comerciais e mesmo envio de NFes.
Para usar esse novo recurso, basta atualizar o Aics, as tabelas alteradas e configurar os dados conforme informado acima.

Conciliando com arquivos OFX

20/01/2021 em Finanças

Leitura de arquivos no formato OFX (Open Financial Exchange) e OFC (Open Financial Connectivity) visando conciliação assistida.
Dentro do Financeiro, aba Conciliação, selecione o caixa desejado e selecione um arquivo nesse formato. Após isso, os dados aparecerão numa grade na ordem de aparecimento.
Como conciliar? Clique em cada linha, o AICS localizará nos movimentos existentes o mais próximo (segundo documento, valor ou data). O usuário confirma os dados e clica em "Conciliar" (ícone de mãos se cunprimentando).
Se o dado for novo, dê um duplo clique para ser carregado, preencha os demais dados e clique na setinha para inclusão.
Além desse uso imediato, esse recurso permite utilizar a leitura desses arquivos e aplicar a regra que desejar em sua estrutura, basta publicar a grade e ter acessos aos dados que foram importados diretamente.
Basta atualizar o Aics e começar a usar esse recurso.

Modelo de controle de revisão de preços pela variação dos custos

15/01/2021 em Comercial

Visando facilitar controle de preços finais, criamos um sistema de identificação associado à atualização dos custos dos produtos.
Para ativar: na configuração geral, aba Preços, informe o percentual que deseja ativar a opção de revisão do produto no campo "Marcar produtos % de com custo variando de".
Quando ocorrer uma entrada, não importando a origem, e houver atualização dos custos dos produtos, essa análise será feita e esses produtos serão marcados para revisão.
Essa opção de Revisão está também no filtro de impressão e na pesquisa padrão de Produtos. Nada impede que seja usado em suas regras locais.
Uma operação imediata seria: acionar o filtro, ativar a opção de revisão e aplicar o filtro. Você poderá revisar os produtos marcados e, a cada revisão, o Aics irá desligar a opção automaticamente.
Ou, ativando na impressão, obter uma listagem dos produtos a revisar.
Basta atualizar o Aics e utilizar em suas regras locais.

Recurso para nova compra de pedidos pendentes

15/01/2021 em Compras

Um pedido de compra não atendido pode ser controlado através do recurso de entregas parciais.
Entretanto, quando o fornecedor não possui um controle correto dos processos, pode ser necessário refazer pedidos das pendências.
Um outro cenário no qual esse novo recurso poderá ser aplicado será na eventualidade do atendimento do pedido não ser mais possível pelo fornecedor, porém, outros poderiam atender.
No módulo de compras, clicando com o botão direito nos processos, adicionamos a opção: "Finalizar Processo abrindo um novo das pendências".
O novo processo será informado, poderá ser aprovado normalmente, além do processo origem ser finalizado com a quantidade já entregue até o determinado momento.
Essa mesma operação poderá ser aplicada em suas regras de negócios, a seguinte função foi publicada:.
Function SepararCompraPendente(NumCot, TipoCompra:integer;NetLocal:String):double, isto é:.
Informando o processo (agrupado), tipo de compra (1 - estoque, 3 - eventuais) e o local, a função irá retornar o novo número do processo agrupado.

Evento após o apagamento

31/12/2020 em Geral

Uma das últimas notas técnicas de 2020, aproveitamos para desejar muito sucesso no próximo ano!.
Nota para audiência técnica.
A estrutura de eventos nas regras locais permite particularizar e potencializar completamente seu negócio, dentre os mais usados, temos: Gravar, Editar, Inserir ou Apagar.
Em relação ao Gravar, que permite continuar ou não o processo, temos o "Após gravar" com o objetivo de atualizar ou processar algo após a informação ser confirmada.
Analogamente, o evento de Apagar também permite bloquear a ação, entretanto, para o caso afirmativo, criamos um novo evento Após Apagar. Isto é, caso o apagamento tenha sucesso, ele será executado.
Já implementado no ServAICS (servidor web) e no Aics principal. Ao usar esse evento, analise o contexto dos dados, uma vez que, após apagar, pode ser que seja necessário guardar o que estava sendo apagado para ser processado corretamente.
Basta atualizar o Aics e usar o novo recurso.

Recurso facilitado para trocas de produtos

28/12/2020 em Comercial

Incluído um recurso para trocas rápidas de mercadorias.
Válido para o módulo Comercial e AicsECF.
Ao lado da entrada do código do produto, adicionamos um ícone de "troca" (setinha invertida), será necessário direito Gerencial em Estensai para ativá-lo.
Após ativo, basta informar os itens que serão trocados, todas as quantidades serão registradas negativamente, após o término, desligue o botão de troca e insira os itens que irão ter saída.
Ao final, o valor será o líquido (itens de saída menos os itens da troca), os itens trocados serão realimentados no estoque (com identificação) e os de saída baixados segundo as regras.
Pode ser necessário ajustes e suas regras fiscais para usar esse novo recurso.
Basta atualizar o Aics.