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Personalizando os comandos geradores do Sped Contábil

17/06/2025 em CONTÁBIL

Nota para audiência técnica.
Na geração dos registros do Sped Contábil, agora é possível personalizar comando a comando durante a geração segundo suas regras locais.
Para isso, basta retornar o comando personalizado nas chamadas da nova função callback AICS_SPEDCTBSQL.
Sua sintaxe é:.
AICS_SPEDCTBSQL(Registro,ComandoSQL:String):String.
Sendo que, se não personalizado, deve retornar o ComandoSQL no resultado da função. Ainda, a função deverá expor os mesmos resultados, isto é, a lista de colunas e seus nomes devem ser as mesmas que o comando original. Mas, ordens ou origens não são relevantes para essa substituição.

Como enviar mensagens aos clientes em função de suas compras

13/06/2025 em COMERCIAL

Esse novo recurso foi incluído no módulo de Pedidos e de Assistência Técnica. Em modo de impressão, no qual há dezenas de filtros possíveis, incluímos um botão para envio de SMSs ou mensagens por WhatsApp (ou mesmo por email)
segundo o conjunto de clientes filtrados.
Por exemplo, você vai lançar um novo produto e poderia enviar o material informativo dele a todos os clientes que já compraram itens semelhantes. A mensagem pode ser até mesmo um banner ou vídeo em WhatsApp (não sendo grande, claro).
Ou, em função de compras pretéritas, poderia enviar uma campanha para atualizar seus itens.
Um vendedor poderia filtrar seus clientes ativos e gerar uma mensagem a eles usando algum criterio que ele queira desenvolver naquele momento.
Enfim, são enormes as possibilidades desse recurso.
Lembrando que o envio de mensagens por WhatsApp pode ser inteligente, basta ter uma diretiva de atendimento no bot associado que atenda seu contato visando determinado objetivo.
Basta atualizar o Aics.

Mensagens de associação automática eliminadas

28/05/2025 em FISCAL

Ess alteração impacta a Entrada de Notas fiscais por leitura de arquivos XML.
Durante o processamento da leitura, o Aics analisa se o item recebido está mapeado a um item interno em função do fornecedor. Nesse caso, ocorria uma mensagem informando ao operador que o vínculo já estava feito de forma automática.
Essa mensagem visava, basicamente, auditar as entradas e para futuras verificações. No entanto, quando o documento de entrada possui muitos itens e a maioria já está mapeado (que é o desejado), a mensagem passa a ser improdutiva.
Na atualização mais recente, a mensagem foi eliminada e trocada por um log de eventos. Isto é, mantivemos a informação para auditoria e sem operações do usuário.
Basta atualizar o Aics.

Envio de imagem ou arquivo preferencial pelo bot quando processado por IA

19/05/2025 em BOT

O modelo de diretriz de conversação por IA utilizando os gabaritos do Bot do Aics estão extremamente avançados.
Resumidamente, agora você define um texto direcionando o que a IA deve fazer e dispara o gabarito a partir das suas inúmeras possibilidades.
Na montagem da diretriz, você pode pedir para a IA enviar uma imagem, um PDF ou até mesmo um vídeo em mp4. Durante a conversa, a IA pode responder com esse conteúdo, entretanto, não de uma forma que apareça imediatamente ao usuário. Nessa atualização, o Bot irá analisar que a IA enviou um desses itens e reformatará a mensagem de uma forma mais correta.
O resultado é que o item irá aparecer como conteúdo enviado imediatamente, exatamente como se fosse feito manualmente. A resposta será mantida como legenda do documento (imagem, pdf ou vídeo).
Exemplo ilustrativo: um gabarito que possa explicar o lançamento de um novo produto aos clientes culminando com o envio do PDF do produto. A IA poderia convencer o cliente a ter curiosidade de conhecer, enviar o PDF e ainda explicar as dúvidas sobre esse novo produto.
Esse mesmo conceito pode ser ampliado enviando mais de um conteúdo, basta estar na diretriz do gabarito. Outros exemplos de uso imediatos:
busca de clientes explicando a qualidade dos seus produtos e serviços, captação de fornecedores explicando que tipo de produto você precisa, envio de informativo técnico a parceiros explicando sobre características técnicas e funcionais e o que mais sua imaginação permitir.

Novo esforço de vendas baseado em previsão de consumo

16/03/2025 em BOT

No conjunto de esforços padronizados, incluímos a criação do pedido sugerido por consumo visando vendas recorrentes.
Segundo o consumo médio dos clientes, o sistema analisa as médias de consumo e frequência de compras.
Sob essa análise cruzando com últimas compras feitas, a rotina irá sugerir ao cliente uma determinada compra bem próxima das suas necessidades.
Nesse conceito, há vários ganhos. O primeiro é aumentar a venda dentro da carteira atual de clientes (nenhum cliente é esquecido). Outro é ajudar o seu cliente a gerenciar suas necessidades, isso trará um alto grau de fidelização.
Outro ganho imediato é em eficiência, uma vez que o sistema gerará um pedido e ainda oferecerá uma gama adicional de produtos aos clientes. Como resultado, haverá um pedido já aprovado no Aics e pronto para ser entregue ou despachado e faturado.
Essas regras são configuráveis e podem ser associadas a comunicação pelo Bot ou mesmo por email.
O roteiro pode ser personalizado em cada aplicação com mensagem inicial livre, critérios de seleção personalizados e eventos também personalizados.
Se há um potencial de sua base de clientes ter compras recorrentes, implantar essa regra é simplesmente fundamental.

Módulo de Inclusão de Tributos

05/05/2025 em FISCAL

O Aics passa a gerar o arquivo do MIT, Módulo de Inclusão de Tributos. Para isso, pode ser necessário configurar a base de dados local.
Resumindamente, você deverá atualizar as tabelas, o Aics e estar conectado ao serviço mais recente.
Na definição dos impostos, revisar os impostos que deverão ser enviados no arquivo, inclusive, uma nova coluna do código do imposto para o MIT foi criada.
Em seguida, os dados devem existir em Guias de Impostos, isto é, bastará que exista um determinado documento associado a um determinado imposto para ele ser enviado.
A tabela aceita digitação manual, é claro, e esses dados serão adicionados aos dados das apurações.
No fiscal, em modo de impressão, opção Sped, adicionamos uma nova opção MIT. Abra o módulo fiscal no local que deseja gerar o arquivo, bastará informar a data inicial e final. Nesse momento, a data inicial e final filtrarão os movimentos por vencimento.
Dessa forma, como uma das informações do arquivos é o período do fato gerador, o conteúdo estará mais correto seguindo as datas iniciais de cada apuração.
Em seguida, salve o arquivo (pode usar o nome sugerido, está seguindo a regra da Dctf) e envie para seu fechamento.
Abra um chamada para implantação do módulo antes de executá-lo sem assessoria.

Funções para integrar suas regras locais com IA

03/05/2025 em IA

Essa nota é para audiência técnica. O objetivo dessas funções é permitir que a IA conectada ao seu Aics possa atuar em suas regras locais livremente.
Essas ações podem ser feitas durante a conversa, isto é, segundo as solicitações do operador, a IA irá executar o que for permitido para atender o operador.
O fluxo é bem simples. O operador envia uma mensagem, a IA responde, outra mensagem é enviada. Nesse fluxo, quando a IA detectar que precisa de uma chamada das disponíveis, ela enviará um pedido de função ao Aics. A função será executada pelo Aics e o resultado reenviado à IA que, em seguida, dará a sua resposta compondo os dados da conversa com o resultado da função que ela pediu ao Aics.
O único limite desse recurso é o dado existir no sistema, e é importante que as funções criadas testem os direitos do operador da mesma forma que ocorre nas regras criadas.
Resumindo, nenhuma operação corre o risco de ser feita fora dos direitos dos operadores.
A primeira função avisa para a IA quais ações estão disponíveis:.
Function AICS_ListToolsAI(Assunto:String):String Ela deve retornar uma descrição de função por linha em formato de string.
Cada linha deve ter o formato:.
NomeFuncao[Explicacao do uso da função](Parametro1#[Explicacao do parametro 1]:string;
Parametro2[Explicacao do parametro 2]:string...).
Se usar parametro1# vamos supor que isso seja campo obrigatório, no exemplo acima o Parametro2 não seria obrigatório porque não possui # no seu nome. Essa estrutura de colchetes, parênteses etc é rígida e será transformada pelo Aics em um conteúdo inteligível pela IA, se estiver fora desse padrão, a função não será enviada e não será chamada, consequentemente.
Importante destacar que as explicações são peças fundamentais ao funcionamento correto, sugere-se inserir até exemplos dos dados para que a IA entenda com clareza se deve ou não usar essa função. As explicações ficam entre colchetes.
Também destaca-se que essa função será chamada no ambiente em que o operador estiver. Por exemplo, se ele estiver no módulo comercial, uma ação poderia ser para aprovar o pedido atual ou para checar se há algum item pendente. Essa mesma função pode estar no Global, mas será enviada em todos os ambientes do operador.
Quando a IA disparar a função, sua rotina poderá imeplementá-la dentro da chamada:.
Function AICS_ExecTollsAI(name,arguments:String):String Se sua função retornar um resultado, o Aics parará de processar e enviará o seu resultado à IA. Sugere-se efetuar testes do formato dos argumentos, podem ser em formato Json e bastará executar a função ObtemtagJSon para obtê-los.
Se uma determinada função implementada for crítica, nada impede que sua regra abra uma pergunta normal para confirmar o que será executado. Sua função pode gerar, por exemplo, um relatório, um PDF etc, nesse caso, sempre retorne um texto à IA informando o que foi feito para que ela saiba que a função foi executada com sucesso.
Com essa nova abertura do módulo de IA, o Aics passa a funcionar como um agente, isto é, a IA poderá ter mais resultados do que as consultas e interações disponíveis até esse momento.

Atualização da base de prospectador para 22.5 milhões de contatos e 44 milhões do Aics

18/04/2025 em BOT

Atualizamos a base oficial de empresas brasileiras no Aics e no Bot.
Nessa atualização, a quantidade disponível aos clientes passou para 49 milhões (podem ser acessadas pela inclusão de leads no cadastro geral, menu existente no botao "Novo").
No Bot, a nova extração gerou 22.5 milhões de contatos já prontos para conversas (automatizadas ou não). Caso você tenha processos de prospecção em andamento, na próxima execução, ele automaticamente encontrará esses novos contatos sempre utilizando a regra dos "mais próximos" a você.
Se algum processo estiver suspenso por "falta de leads", bastará reativar com as mesmas regras e acessar esses 5.5 milhões de novos contatos.

Novo filtro de atividades inativas

16/04/2025 em RCC

A opção de atividades inativas afeta a exibição durante a seleção. Nessa atualização, foi criado um filtro que permite visualizar ou não as marcadas como "inativas".
O filtro criado é de 3 estados, isto é, será possível ver todas, apenas as inativas e apenas as ativas.
Além disso, nessa atualização, o filtro de atividades mais recentes foi alterado para não considerar como atividade recente válida agendamentos não confirmados e atividades canceladas. Relembrando, o filtro de Mais recentes exibe apenas um movimento por cliente e sempre apenas o último. Esse filtro é válido para todos os relatórios e teve esse ajuste fino.

Função para dinamizar os serviços na Reinf

11/04/2025 em FISCAL

Os registros da Reinf possuem diversas origens, o Aics permite unificar os envios de diversas origens centralizando o envio.
Nessa atualização, criamos uma função que permitirá dinamizar o código do serviço. Essa informação deveria estar no item (na mesma posição do NCM), mas há casos em que esse dado não existe e a regra local pode definir a sua origem.
Nesse cenário, a função callback:.
AICS_SPEDREINFCODSERVICO poderá ser chamada com o CNPJ/CPF do prestador e o serviço atual, bastará a rotina retornar o serviço adequado e ele gerará o código do tipo do serviço nos inúmeros registros possíveis.
O uso dessa função requer personalizar suas regras, logo, não está válida sem essa adequação.

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