POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Rua Oriente Nº 55, cj 1310
    Campinas-SP CEP 13090-740
  • Tel: +55 19 3251-8496
  • Email: atendimento@bf.net.br

Sped EFD com data de inventário livre

08/04/2016 em FISCAL

O Sped Fiscal pode enviar os registros de inventário (saldos dos materiais). Basta indicar que esse registro deve ser enviado no local desejado, aba fiscal, Sped.
Nessa atualização do Aics, a data do saldo poderá ser definida no momento da geração, isto é, pode-se emitir um arquivo com os movimentos de um determinado período e enviar o saldo de outro. Esse recurso simplifica a geração de arquivos com saldos enviados do trimestre anterior. Basta atualizar o Aics e regerar.

Novo código CEST em NFes

23/03/2016 em FISCAL

As NFes emitidas a partir de 1/4 deverão possuir mais uma informação nos produtos. Semelhante ao NCM, o código CEST (Código da Especificação da Substituição Tributária)
foi adicionado a Produtos de Vendas ao lado do próprio NCM. O CEST possui 7 dígitos. A tabela pode ser baixada do endereço:
https://www.confaz.fazenda.gov.br/anexo-i.pdf Quando um código for preenchido, o Aics perguntará se deseja aplicar o mesmo código a todos os itens com mesmo NCM.
Para aplicar essa nova atualização, inclua o ServAICS para que as novas NFes já sejam geradas com esse código.

Regra de base de cálculo alterada

22/03/2016 em FISCAL

Na apuração dos impostos pelo módulo fiscal, havia uma regra (que não afetava o valor final dos impostos) para consistir se a base registrada fosse maior que o valor total do produto. Ela estava sendo aplicada apenas em alguns casos, porém, foi eliminada na versão mais recente.
Sem essa regra, a validação dos arquivos do Sped pode ficar mais simples diminuindo as advertências.

Fechamento contábil alterado

15/03/2016 em CONTÁBIL

Na versão mais recente do Aics, o fechamento contábil foi alterado visando aumento de velocidade. Ainda, se a contabilidade for por centros de custos, a apuração das contas de resultado está aceitando rateios negativos.
Para bancos de dados PostgreSQL, o fechamento por centros de custos ficará mais rápido na versão 8.4.22 do servidor de dados. Atualização do banco é indicada para isso.

Leitura dos valores de substituição pelo XML

29/02/2016 em FISCAL

Na entrada de NFs a partir do arquivo XML da NFe, os dados dos impostos relativos à substituição tributária não estavam sendo carregados. O usuário precisaria completá-los manualmente (ou poderiam estar automáticos em sua regra local).
Na versão mais recente do AICS o valor do IVA e base estão sendo carregados, além da alíquota local. Se houver regra para esses valores, nada deve ter mudado. Se esses dados forem digitados, isso não será mais necessário com esse novo recurso.

Facilitador para ICMS pelo SIMPLES em NFs de entrada

24/02/2016 em FISCAL

Quando sua empresa estiver no regime de lucro presumido ou real e efetuar uma aquisição de materiais de empresas do SIMPLES, pode ser que o crédito de ICMS seja permitido. Nesses casos, nas mensagens adicionais da NF do seu fornecedor, estará informada a alíquota cujo crédito pode ser feito (essa alíquota depende da faixa na qual o fornecedor se encontra e pode variar).
Normalmente, essa alíquota não está presente no arquivo XML e pode ser demorada a inserção em todos os itens da NF. Visando apenas facilitar esse trabalho de inserção da alíquota, adicionamos na aba Cálculo de Impostos, Desc/Acresc/Aliq a opção "Alíq. Créd. ICMS". Bastando digitar essa informação e clicar na seta vermelha transferindo essa alíquota a todos os itens ao mesmo tempo. A Nota já será recalculada em seguida.

Maior flexibilidade na associações de código dos produtos dos fornecedores

17/02/2016 em FISCAL

No módulo de materiais, temos a associação do seu item aos itens dos seus fornecedores. Dentre as informações dessa tabela, temos o código do item para o seu fornecedor.
Isto é, com essa tabela, você poderá requisitar um determinado código específico do fornecedor e, o que é até mais importante, poderá localizar o seu item local a partir dos códigos indicados no XML da NFe do seu fornecedor.
Entretanto, pode ocorrer uma variação dessa regra.
Se um mesmo item, do seu ponto de vista, for equivalente mesmo para diversos fabricantes e, para o seu fornecedor, esse item está cadastrado em diversos códigos, a regra de associação direta não satisfaz.
Como melhoria para esse caso, a tabela de itens para fornecedores foi ampliada e o seu código está aceitando mais do que um separado por vírgulas. Por exemplo, poderá ser indicado como código do fornecedor algo como:
Para o seu item 000100, o fornecedor XYZ pode ter os códigos: 1234,6757,9898 Isto é, quando sua empresa receber uma NF com os respectivos códigos (1234,6757 ou 9898), todos serão associados ao mesmo item 000100.
Basta atualizar o AICS e a tabela de itens de fornecedores ESTFORN.

Adicionado registro C800 ao Sped Fiscal

27/10/2015 em FISCAL

O registro C800 apresenta os movimentos ref. a SATs.
Operacionalmente, não há mudanças, os dados dos CFes serão transportados para o registro mais correto.
SAT é o substituto dos equipamentos emissores de cupons fiscais. O AicsECF comporta emissão de cupons por ECFs, por equipamentos SAT e também gera NFCes (Nota Fiscal Eletrônica a Consumidor).

Localização automática de Itens em NFes de entrada

14/10/2015 em FISCAL

Com o objetivo de aumentar a velocidade e qualidade das entradas fiscais, o procedimento de entrada de NFes pelo módulo fiscal passa a utilizar o código do fornecedor na aba fornecedores de materiais.
Resumidamente, se o código do produto informado no XML estiver presente na tabela de fornecedores, o material interno será localizado automaticamente.
Há dois modos de operação: com e sem pedido de compras. Se não houver pedidos de compras, o Aics continuará a requisitar que o item seja localizado a cada leitura, porém, os itens que forem localizados segundo o cadastro dos fornecedores não mais abrirá a pesquisa.
Se houver pedidos de compras, os itens do pedido serão carregados normalmente. Porém, a lista dos itens do XML será selecionada automaticamente segundo o mesmo cadastro. Bastará o operador clicar no item carregado pela compra e clicar na lista de itens oriundos do XML, a seleção será feita automaticamente se estiver cadastrada.

Adicionado Sped ECF

01/10/2015 em CONTÁBIL

No módulo contábil, menu Configurações, adicionada a emissão do Sped ECF. O registro K apresenta as seguintes ressalvas:
Para que não seja necessário digitar todo o mapeamento para o plano referencial na ECF – Escrituração Contábil Fiscal, no caso de recuperação de dados da ECD – Escrituração Contábil Digital, sem o respectivo mapeamento, pode ser seguido o procedimento abaixo:
1) Importar a ECF.
2) Recuperar ECD, marcando a opção "Utilizar os dados recuperados da ECD para preenchimento do balanço e/ou DRE". Com essa opção marcada, o programa da ECF copiará as informações para o bloco J e K, mas não calculará o balanço patrimonial e a DRE, pois não existe mapeamento. Os dados dos registros K155 e K355 estarão de acordo com a ECD.
3) Importar somente o bloco J da ECF com o mapeamento correto.
O programa da ECF incluirá o mapeamento nos registros K155/K156 e K355/K356 e, consequentemente, calculará o balanço patrimonial e a DRE utilizando os saldos da ECD e o mapeamento da ECF.
É importante manter o plano de contas referencial atualizado. Ao atualizar o plano, reveja suas ligações.

Leia, por favor

Nosso website utiliza cookies para facilitar a navegação. Ao continuar o acesso, você aceita essa política automaticamente.