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O configurador de serviços do ServAICS foi ampliado e algumas
funcionalidades melhoradas. Agora, pode-se selecionar várias
pastas do servidor de imagens para atender diversos bancos de
dados ao mesmo tempo.
Ainda, na seleção das pastas dos sites e dos caminhos para os
arquivos INI de configuração, o configurador irá abrir a lista de
diretórios para seleção.
Esta alteração visa permitir a nova versão do servidor de imagens
com atendimento a diversas bases e locais de armazenagem dos
conteúdos ao mesmo tempo.
O próprio servidor de "imagens" deverá ser chamado de servidor
de conteúdo. Atualmente, ele aceita armazenar até documentos em
PDF e exibe as imagens dos documentos como se fossem fotos.
O ServAICS já permite exibir imagens destes documentos podendo
especificar qual página deve ser "renderizada" e em qual resolução.
O AICS já permite uma separação bem completa dos direitos em
locais diferentes, por exemplo, em relação à criação de ícones do
Explorer do AICS.
Entretanto, em modo de relatórios e mesmo em consulta de últimos
movimentos no Cadastro Geral, estas restrições não existiam. Por
exemplo, pode-se tirar relatórios de dados de diversos locais tendo
direito sobre apenas alguns. Isso não é problema na grande maioria
das aplicações, simplesmente porque toda a manipulação dos dados
se mantém restrita.
Na versão mais recente do sistema, adicionamos a restrição dos locais
à emissão dos relatórios e à consulta dos últimos movimentos.
Portanto, um usuário sem direito a determinados locais não conseguirá
nem imprimir e nem conciliar dados destas fontes. Esta alteração é
importante e, caso algum procedimento interno não possa ser executado,
permita IMPRIMIR e VISUALIZAR nos locais aos quais o acesso
esteja agora bloqueado.
O editor de relatórios permite criar elementos, modificar atributos,
adicionar eventos etc. Entretanto, algumas operações em múltiplos
elementos não era possível.
Por exemplo, a duplicação operava apenas elemento a elemento,
o mesmo valendo para as operações de movimentação (por exemplo,
movendo objetos de um band de um relatório para outro).
Nesta atualização dos sistema, a opção de duplicar e mover objetos
está implementada também para vários elementos selecionados.
Por exemplo, para selecionar vários elementos, clique em cada um
deles mantendo a tecla Shift pressionada. O marcador irá indicar a
área dos elementos selecionados. Clicando com o direito em algum
deles, agora pode-se duplicar e mesmo movê-los para outros bands.
Estas operações facilitam edições em grupo de relatórios.
O Cadastro Geral do AICS permite visualizar uma gama bem
grande de informações associadas, indo desde movimentos comerciais,
atendimentos do relacionamento com clientes, financeiros, notas
fiscais e mesmo os emails trocados pelo Correio Eletrônico.
Na visualização dos movimentos financeiros, nesta atualização do
sistema, adicionamos a restrição aos caixas permitidos ao usuário
logado.
Um dos atributos dos movimentos dos materiais é a classificação,
que pode ser alterada acessando o menu configurações da tela de
materiais.
Com o objetivo de melhorar e destacar informações no Kardex,
adicionamos um atributo de cor a essas classificações. Essa cor
será a cor de fundo do movimento exibido na aba Kardex.
Para isso, dê um duplo clique no quadro abaixo da especificação
do tipo de classificação, selecione a cor e aceite. Cada classificação
pode ter uma cor diferente.
Adicionamos dois novos recursos ao Correio Eletrônico
do AICS. Na configuração das contas, que agora podem ser
várias, pode-se indicar em qual pasta as mensagens serão
associadas automaticamente, não mais necessariamente na
Caixa de Entrada.
Além disso, adicionamos uma opção para Resposta com
Íntegra que permitirá copiar o conteúdo completo na resposta
da mensagem. O padrão ainda se mantém com o texto origem
truncado com ... e em modo texto. O atalho para essa nova
opção é Shift+Ctrl+R ou a opção correspondente pelo menu
Mensagem ou pelo botão direito do mouse sobre a mensagem.
O Correio Eletrônico do AICS é uma ferramenta de comunicação poderosa
que integra as mensagens eletrônicas aos dados do ERP. Por exemplo, todas
as mensagens podem ser identificadas e já associadas aos devidos clientes e
fornecedores. Ainda, pode-se executar orçamentos, apontamentos etc associando
as mensagens aos movimentos do sistema.
É como se fosse um comprovante completo com total rastreabilidade dos
motivos e desdobramentos!
Nesta atualização do sistema, o Correio Eletrônico passa a permitir mais do
que uma conta de entrada por usuário. Operacionalmente, ficou muito simples,
basta acessar Ferramentas -> Contas e clicar na setinha á direita para inserir
novas contas de entrada. O AICS irá gravar vários registros associados ao
login atual.
Para isso, atualize o AICS e a tabela MAILMESSAGES.
Recentemente, alteramos o login do AICS para, sem necessitar clicar no
botão "Aceita", já fechar a tela de login e acionar o sistema. Entretanto,
este recurso facilitador gerou a impossibilidade do próprio usuário alterar
sua senha. O supervisor é que está sendo acionado para isso.
Para manter este facilitador e ainda permitir alterar a senha, a tela de login,
acionada pelo menu Arquivo do explorer do AICS, não mais fará login
automático e permitirá a troca de senha.
Portanto, para trocar sua senha, siga o procedimento: Entre normalmente
no sistema, acesse o menu Arquivo do Explorer do AICS, opção Operador,
entre com seu login e senha e clique no botão "menos".
Insira sua nova senha e aceite a entrada no sistema já com a senha trocada.
Este novo recurso tem o objetivo de permitir visualizar PDFs sem nenhuma
ferramenta adicional, nem mesmo o Adobe Acrobat Viewer.
O novo visualizador de PDFs está disponível em:
- Explorer do AICS, menu Arquivo -> utilitários - Visualizar PDFs
- No Correio Eletrônico, automaticamente ao pedir para visualizar anexos em PDF
- Por script, publicada uma nova função com a sintaxe:
function LoadPDF(Filename:String;EraseFile:boolean):boolean
Onde,
- Filename: Nome do arquivo em formato PDF
- EraseFile: indica se o arquivo deve ser apagado após ser utilizado, USE COM ATENÇÃO!
A alíquota de ICMS de Substituição passa a ser preferencialmente
definida na tabela por estado (TABICMSUBS). Isto é, se um determinado
produto apresenta substituição num determinado destino e não
em todos, agora será possível deixar a alíquota padrão em branco e
preencher a alíquota para o determinado estado.
Basta atualizar o sistema que o novo recurso será ativado nas mesmas
tabelas existentes.